La Redoute nova imagem
in ,

La Redoute adota uma nova identidade

A La Redoute, empresa do grupo Galeries Lafayette, lança uma nova identidade, símbolo de uma marca “em constante movimento, com grande proximidade aos seus clientes, espontânea, otimista e colorida”.

Em menos de 10 anos, a La Redoute evoluiu imenso. Mas há muitas pessoas que ainda não deram conta disso. Tornou-se, por isso, urgente retrabalhar a nossa identidade visual. Combinando o talento da agência francesa Carré Noir com uma boa dose de audácia, vimos nascer uma imagem La Redoute fiel à sua personalidade: pop, colorida, espontânea, sempre em movimento e incontornavelmente trendy”, considera Marie Guillemot, diretora da marca e de comunicação La Redoute, em França.

 

Logótipo

O logótipo já tinha sido alvo de um “lifting”, em 2012, passando de verde a preto, mas o logo imaginado pela Carré Noir marca deliberadamente uma rutura: é quadrado (como uma casa) e assume movimento, “é um logótipo camaleónico que pode ser declinado infinitamente, em cores vivas e padrões audaciosos, simbolizando a capacidade de adaptação das propostas La Redoute a todos os lares e a todas as tendências do momento”.

 

Presença transversal

A evolução da identidade da marca acompanha uma atualização completa das suas plataformas digitais: site e app. Para além do impacto visual proveniente dos novos códigos gráficos da marca, o acolhimento dos visitantes e clientes é reorientado pela inspiração. A marca assume a sua capacidade criativa “na forma como se propõe a simplificar a vida das famílias, respondendo às necessidades e características individuais dos seus clientes, através de uma forte aposta na personalização”.

Por conseguinte, a navegação no site foi radicalmente transformada de forma a tornar mais simplificado o acesso às categorias de produto procuradas.

 

Plano estratégico

No âmbito do seu plano estratégico para o horizonte de 2026, a marca, presente em Portugal desde 1988, reafirma a “ambição de um crescimento rentável, durável e responsável, num contexto de conjuntura complexa, incerta e cada vez mais concorrencial”.

Para o período 2023-2026, a La Redoute ambiciona reforçar a sua posição no mercado, enriquecendo e promovendo a sua proposta de valor (produtos cada vez mais responsáveis, nova identidade, enriquecimento da experiência cliente), desenvolvendo todos os canais de venda e acelerando todas as atividades B2B; alargar a presença internacional, abrindo novos países (nomeadamente Países Baixos, Itália e Alemanha), multiplicando parceiros e alargando a estratégia de marketplace às filiais internacionais; transformar-se numa plataforma tecnológica referência, continuando a sua otimização e internacionalização, e dar seguimento à sua transformação cultural, de forma a posicionar a La Redoute numa comunidade de empreendedores responsáveis, comprometidos no cumprimento da visão da empresa.

“A La Redoute dispõe de pilares sólidos, bem alicerçados, fruto de uma transformação profunda levada a cabo nos últimos anos. Hoje, damos continuidade a este projeto e aceleramo-lo. Continuamos o nosso desenvolvimento em França com uma marca cada vez mais forte. E afirmamos esta aceleração também na internacional. Esta dinâmica de desenvolvimento é marcada por uma ambição renovada: uma nova proposta de valor para os nossos clientes, uma nova personalidade, uma nova imagem, uma cultura mais internacional, mais tecnológica e cada vez mais responsável. É um desafio magnífico que se apresenta diante nós”, acrescenta Philippe Berlan, diretor geral da La Redoute.

Por Bruno Farias

Diretor na revista Grande Consumo. Um eterno sonhador, um resiliente trabalhador. Pai do Afonso e do José.

Jungheinrich

Jungheinrich mantém previsões em alta e evita paralisações na produção

Delta Q apresenta a “maior inovação de sempre no mundo do café”