in

Jungheinrich e TRUMPF anunciam parceria ao nível da intralogística

Num acordo anunciado recentemente, a Jungheinrich, especialista em automação, e a empresa alemã de alta tecnologia TRUMPF irão colaborar em soluções de intralogística para a interligação da produção no fabrico de chapas metálicas.

A Jungheinrich fornecerá veículos sem motorista que transportam peças de chapa metálica, de forma autónoma, entre as várias máquinas-ferramenta e locais de armazenamento. Por seu lado, a TRUMPF fornecerá o seu software de controlo de produção TruTops Fab, que ajuda os fabricantes a tornarem a sua logística mais eficiente. A TRUMPF também fornecerá consultoria pessoal, bem como formação e outros serviços para ajudar os clientes a integrar os sistemas de transporte autónomo no seu ambiente de produção.  “Estamos muito satisfeitos que duas empresas alemãs, como a TRUMPF e a Jungheinrich, se tenham unido para formar uma parceria de alta tecnologia”, afirma Thomas Schneider, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da TRUMPF Machine Tools. “Trabalharemos juntos para fornecer soluções de digitalização preparadas para o futuro para fabricantes de chapas de metal. Ao reorganizar a sua logística, poderão aumentar substancialmente a eficiência das suas operações”.

A cooperação também traz benefícios para a Jungheinrich, sediada em Hamburgo. “Com esta parceria, trazemos as nossas soluções logísticas diretamente para as áreas de produção da indústria transformadora em todo o mundo”, explica Markus Heinecker, vice-presidente Corporate Automated Systems AGV. “Isso significa que os fabricantes de chapas não terão de trocar mais entre sistemas diferentes. Em vez disso, podem ter uma solução integrada de uma única fonte”.

A solução conjunta das empresas já provou o seu valor nas fábricas inteligentes da TRUMPF em Chicago e Ditzingen. Os processos de transporte manual são agora automatizados e os tempos de armazenamento nas máquinas-ferramenta foram substancialmente reduzidos.

 

Acelerar o fluxo de material na produção

Os veículos autónomos são controlados por uma versão melhorada do software de produção TruTops Fab da TRUMPF. Esta aplicação prioriza os trabalhos de transporte de acordo com a programação de produção e encaminha esses pedidos em tempo real para o sistema de transporte da Jungheinrich.

O resultado é um fluxo de material mais eficiente para os processos envolvidos no fabrico de chapas. “Ao partilhar o nosso know-how e ‘expertise’ técnico, somos capazes de responder às necessidades cada vez mais complexas dos nossos clientes da maneira mais eficaz”, afirma Thomas Schneider. “Como especialista em sistemas de logística, a Jungheinrich é a combinação ideal para as nossas soluções de fábrica inteligentes.”

As unidades de transporte da fábrica iniciam e terminam cada trabalho numa das “docking stations” posicionadas ao lado das máquinas-ferramenta ou no armazém. São equipadas com sensores que captam dados sobre todos os processos logísticos envolvidos no fabrico de chapas. Sempre que um AGV entrega uma europalete a uma máquina de perfuração, cortar a laser, dobrar ou soldar a laser, essa informação é automaticamente reportada à estação de trabalho do operador da máquina em questão. As unidades de transporte também garantem que as paletes estejam disponíveis a tempo de carregar peças ou materiais para a próxima etapa do processo. Isso significa que os operadores da máquina podem ignorar a logística e concentrarem-se totalmente no trabalho da sua máquina-ferramenta. Se necessário, podem exibir a situação geral de intralogística num tablet.

Publicidade

Logo Cristal

Cristal e Henrique Sá Pessoa promovem vinagre em Portugal

Rádio Popular Paços de Ferreira

Rádio Popular abre grande loja em Paços de Ferreira