Juan Manuel Morales reeleito presidente do EuroCommerce

Juan Manuel Morales foi reeleito presidente do EuroCommerce, na sequência do apoio demonstrado pelo conselho de direção da organização que reúne a distribuição retalhista e grossista na Europa pelo trabalho realizado nos últimos três anos, apostando assim na continuidade.

O seu segundo mandato decorrerá até 2027. Juan Manuel Morales indica que “o objetivo para os próximos três anos é fortalecer a unidade do comércio grossista e retalhista europeu, a fim de estabelecer canais de diálogo melhores e mais eficazes com as instituições da União Europeia face aos desafios legislativos que se avizinham”.

 

Desafios

O desafio mais imediato que o comércio europeu enfrenta é transmitir ao legislador da União Europeia os problemas colocados ao comércio pelo projeto de regulamento contra os atrasos de pagamento, que apela à limitação dos prazos de pagamento a 30 dias e à supressão da liberdade de negociação, “que beneficiam empresas de todas as dimensões e cria um défice de financiamento que pode atingir 150 mil milhões de euros no comércio”.

A competitividade do comércio europeu e a unidade do mercado são dois dos principais objetivos do EuroCommerce, bem como questões de grande importância no quadro das eleições europeias de junho.

Nesse sentido, a necessidade de “uma legislação menor e de maior qualidade” é outra exigência do comércio, que precisa de flexibilidade para concluir a tripla transformação – ambiental, digital e laboral –, que “custará ao comércio europeu entre 300 mil e 600 mil milhões de euros até 2030 e que deverá ser um impulso para a criação de riqueza e emprego”.

 

Siga-nos no:

Google News logo

Estados Unidos dá luz verde à proibição do TikTok

Casa

Casa comprada por empresário sueco-libanês