in

JD.com reitera aposta na expansão na Europa

A JD.com iniciou a sua expansão europeia com a abertura, este ano, de escritórios em França.

No 33.º Congresso Aecoc de Gran Consumo, a associação empresarial espanhola que congrega os interesses da indústria e da distribuição, realizado na semana passada, Florent Courau, Head of European Operations da JD.com, confirmou que a retalhista chinesa está a estabelecer o seu plano de internacionalização na Europa e que começou por França, uma vez que os produtos alimentares, de moda e beleza franceses são muito apreciados pelos consumidores chineses. “França é um país muito interessante para os chineses e concluímos um acordo com o Governo francês para vender dois mil milhões de produtos chineses em dois anos. Do mesmo modo que temos acordos com os governos de França, Chile e Canadá, podemos fazê-lo com o governo espanhol para vender os produtos espanhóis na China”, destacou.

O gestor sublinhou que a JD.com está aberta à compra de empresas ou ao estabelecimento de alianças, como acontece, por exemplo, com a Danone ou a Tencent, Walmart e Google. “Queremos externalizarmo-nos na Europa com uma dupla ideia: vender produtos europeus na China e distribuir produtos chineses na Europa”, detalhou Florent Courau, destacando que a expansão europeia se fundamenta no conceito de retalho como serviço.

A JD.com consegue assegurar as entregas de 90% dos produtos em menos de 24 horas. Todas as encomendas feitas antes das 11 horas estão em qualquer local da China no próprio dia, graças ao sistema logístico composto por 500 armazéns.

E.Leclerc abre a sua primeira insígnia exclusivamente biológica

STEF atinge 831,6 milhões de euros no 3.º trimestre