Veganuary 1 Million
in ,

Janeiro é vegan

“Veganuary” é a promessa global de experimentar um estilo de vida vegan, durante os primeiros 31 dias do ano. Mais de um milhão de pessoas já completaram o desafio de um mês, iniciado em 2014.

As estatísticas compiladas por Helen Harwatt, do programa de Direito e Política Animal da Universidade de Harvard, mostram que, no âmbito da campanha, foram evitadas 103.840 toneladas de CO2eq, o mesmo que conduzir à volta do mundo quase 15 mil vezes. 6,2 milhões de litros de água foram poupados, o equivalente a lavar a sanita quase meio milhão de vezes, e mais de 3,4 milhões de animais foram salvos, segundo os cálculos veganalyser da Sociedade Vegan.

Associando-se à iniciativa, a Upfield e, em particular, a marca Flora querem também lançar o desafio aos consumidores portugueses. Em comunicado, a marca sustenta que os resultados obtidos oferecem a esperança de que, em conjunto, se possa enfrentar duas das maiores ameaças atuais, nomeadamente, a degradação climática catastrófica e a pandemia. “O próximo ano, de 2021, é o ano da ação positiva e a Veganuary está a apelar a todos a abraçarem esta oportunidade de mudar o futuro e inscreverem-se para experimentarem opções vegan em Veganuary.com”, pode ler-se no comunicado.

Mais de 400 mil pessoas de 192 países participaram na campanha de 2020, incluindo os artistas Brian May e Meat Loaf. O objetivo para este ano é chegar às 500 mil inscrições.

 

Dietas mais flexíveis

A adoção de dietas mais flexíveis, que apostam em mais produtos de origem vegetal e diminuem o consumo de proteína animal, é uma tendência crescente. A pensar neste grupo cada vez maior de consumidores, a Flora Plant lança o repto aos portugueses de aderirem ao Veganuary.

A nova marca, acabada de chegar a Portugal, é produzida através de uma mistura de óleos de palma, girassol e canola de origens sustentáveis. Tem uma textura cremosa e um sabor que se assemelha ao da manteiga. Sem lactose, glúten ou ingredientes geneticamente modificados, esta solução é apta para veganos. Pode ser utilizada simplesmente para barrar o pão ou para cozinhar. Está disponível uma versão sem sal. “Com uma preocupação muito vincada de sustentabilidade, Flora Plant é feita com 100% de ingredientes de origem natural, sem sabores ou conservantes artificiais e embalada em papel biodegradável, não utilizando nenhum tipo de plástico na sua composição. A escolha de 250 gramas de Flora Plant, em detrimento de uma manteiga láctea, representa uma redução de emissão de gases de efeito de estufa equivalente a carregar um smartphone durante 290 noites, conduzir um carro durante nove quilómetros ou comprar 24 garrafas de plástico”, indica o comunicado.

 

 

Publicidade

Bertolli

Unilever vende a marca Bertolli

Grand Carob

Bebida vegetal 100% natural de alfarroba chega ao Continente