Oiça este artigo aqui:
Itália e Espanha destacam-se como os países europeus com maior concentração no sector do comércio eletrónico, segundo um relatório recente da ECDB.
Em Itália, os cinco principais operadores — Amazon, Shein, Apple, Zalando e MediaWorld/MediaMarkt — representam 46% das vendas dos 250 maiores retalhistas online.
Em Espanha, Amazon, Shein, El Corte Inglés, Mercadona e Carrefour acumulam 41% do total. Esta concentração é superior à observada noutros grandes mercados europeus. No Reino Unido, por exemplo, os cinco maiores retalhistas online detêm 40% das vendas, embora os 25 principais representem 71% do mercado, indicando uma maior presença de empresas de médio porte.
Na Alemanha, Amazon, Otto, Zalando, MediaMarkt e IKEA somam 38% das vendas online dos 250 maiores retalhistas. Em França, os cinco principais — Amazon, Shein, Veepee, Auchan e Boulanger — detêm 33% do mercado.
Amazon com posição dominante
A Amazon mantém uma posição dominante em todos estes mercados, com vendas que triplicam, no mínimo, as do segundo maior concorrente. Em Itália e França, a Amazon supera, em volume de vendas, os quatro concorrentes mais próximos combinados. Em Espanha, embora o domínio seja ligeiramente inferior, a liderança da Amazon continua a ser significativa.
Uma exceção a esta tendência é observada nos Países Baixos, onde o retalhista local bol.com mantém a liderança em várias categorias, apesar da Amazon ter alcançado a segunda posição em 2023.