in

IPC2SOCIETY apresenta alternativa de alimentação saudável de massa com algas

Foto Shutterstock

Estudar a inclusão de macroalgas marinhas portuguesas em massas é o objetivo de um projeto lançado, em 2017, em parceria com Instituto Politécnico de Coimbra, a Universidade de Aveiro e a empresa AlgaPlus.

Com o objetivo de formular massas que possam potencialmente contribuir para a diminuição de diabetes, obesidade e hipertensão na população, o estudo da incorporação de macroalgas em massas alimentícias, para melhorar os benefícios nutricionais e de saúde destas, pode levar à produção industrial de um produto alimentar alternativo.

Segundo Rui Costa, coordenador da investigação, “a utilização de extratos permite aumentar a concentração de nutrientes/compostos bioativos adicionados ao alimento sem detrimento do seu odor ou sabor, existindo uma forte evidência de que a sua incorporação se reflete frequentemente num incremento das características nutricionais e bioativas dos mesmos”.

Ainda em fase de investigação, um dos principais objetivos do projeto HEPA – Healthier eating of pasta with algae passa por testar e avaliar os benefícios para a saúde através da análise do teor de nutrientes e da biodisponibilidade na massa elaborada com farinha de macroalgas e/ou extratos de macroalgas.

Esta é uma investigação que conta com o envolvimento da empresa AlgaPlus que integra o consórcio de um projeto PT2020, do Sistema de Incentivos à Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico (SAICT), promovido pelo IPC, tendo em vista o aproveitamento inovador das algas para a alimentação humana.

Com o apoio do INOV C 2020, a primeira edição do IPC2SOCIETY realiza-se no próximo dia 11 de abril, nas instalações do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra (ISCAC). Esta é uma iniciativa que dará a conhecer 50 dos mais inovadores projetos desenvolvidos no Instituto de Investigação Aplicada (i2a) do IPC.

Publicidade

Ponte Vertical estará presente na Alimentaria & Horexpo com a marca italiana Arthemia Milano

Santos e Vale abre nova plataforma logística