Oiça este artigo aqui:
O Groupement Mousquetaires registou um sólido desempenho comercial em 2024, com um crescimento global de 6,4% e um volume de negócios de 42,5 mil milhões de euros (excluindo combustíveis). O desempenho do Intermarché em Portugal foi um dos destaques internacionais, com uma evolução de 3,6%, atingindo os 1,9 mil milhões de euros.
A expansão do grupo não se fez apenas sentir em Portugal. Na Bélgica, a insígnia registou um crescimento de 11%, atingindo também 1,9 mil milhões de euros. Já na Polónia, o crescimento foi de 1,6%, para um total de 1,2 mil milhões de euros.
As grandes áreas de negócio
O crescimento do Groupement Mousquetaires foi impulsionado pelos seus diferentes segmentos de atividade. A rede alimentar do grupo (Intermarché e Netto) cresceu 7,4% em França, atingindo um volume de negócios de 32,7 mil milhões de euros (excluindo combustíveis).
O Intermarché, principal insígnia alimentar do grupo, foi responsável pela aquisição de dois milhões de novos clientes em França, consolidando a sua quota de mercado em 17% (mais 0,9 pontos percentuais).
No equipamento para a casa, apesar da queda de 4% no mercado francês, as insígnias Bricomarché, Brico Cash, Bricorama e Tridôme conseguiram manter a estabilidade, com um volume de negócios de 3,3 mil milhões de euros e uma quota de 14,3%.
O crescimento internacional destacou-se em Portugal, onde o Bricomarché registou um aumento de 9,6%, atingindo um volume de negócios de 202 milhões de euros, operando 61 lojas no país.
Já na Polónia, o Bricomarché cresceu 13,2%, chegando aos 990 milhões de euros.
Por sua vez, o sector de mobilidade (que inclui os centros-auto Roady e os serviços de vidro automóvel Rapid Pare-Brise) registou um volume de negócios de 330 milhões de euros em França e Portugal. Só o Roady cresceu 7,5%, atingindo 258 milhões de euros em faturação, distribuídos por 155 centros, dos quais 37 em Portugal.
Ano de transformação
O ano de 2024 marcou um período de transformação para o grupo, com grandes operações estratégicas e investimentos em expansão. Um dos destaques foi a conclusão da aquisição de 273 lojas do Grupo Casino, que foram convertidas em 211 unidades Intermarché e 62 lojas Netto.
Esta operação gerará um volume adicional de três mil milhões de euros, podendo crescer para 4,5 mil milhões após a remodelação dos pontos de venda. Além disso, permitiu a manutenção de mais de 10 mil empregos na área do retalho e da logística.
Outro marco foi a criação da Aura Retail, uma aliança de compras de longo prazo que reforça o peso negocial do grupo frente aos principais fornecedores. Além disso, o Groupement Mousquetaires avançou na digitalização do negócio, com o objetivo de se tornar líder europeu em retail media, através da fusão da sua estrutura Infinity Advertising com a Valiuz, criando uma plataforma multi-ensino e multi-país.
Perspetivas para 2025
Para Thierry Cotillard, presidente do Groupement Mousquetaires, os resultados de 2024 confirmam a força do modelo empresarial do grupo. “Conseguimos consolidar o nosso posicionamento como um dos principais retalhistas independentes da Europa, com um crescimento sustentado, mesmo num ambiente económico desafiante”, afirmou.
Com um total de 4.361 pontos de venda (dos quais 367 em Portugal), o grupo acredita que 2025 será um ano de novas oportunidades, com a redução da inflação, permitindo reforçar a competitividade das insígnias e continuar a expandir a presença nos mercados estratégicos.