in

Intermarché aposta na rastreabilidade dos produtos orgânicos de marca própria

O Intermarché escolheu a SGS Transparency-One para controlar todos os seus produtos de marca própria. Lançado há oito meses, este projeto já identificou mais de 4.200 fornecedores de todos os níveis, reunindo os respetivos certificados de qualidade social e ambiental.

Regulamentações cada vez mais rígidas e uma maior exigência dos consumidores pela transparência, obrigam as empresas a fortalecer ferramentas de gestão, controlo e rastreio de produtos em toda a cadeia de fornecimento, desde a produção primária até ao consumidor. Para responder a esses desafios, a SGS Transparency-One lançou, no ano passado, uma solução digital única que permite às empresas identificar, analisar e monitorizar todos os fornecedores, componentes e locais de produção das suas cadeias de fornecimento. A solução permite que as empresas melhorem a gestão dos riscos sociais e ambientais, garantam a segurança alimentar dos seus produtos e, assim, aumentem a confiança do consumidor. “A nossa solução, em parceria com a Transparency-One, permite-nos criar um mapa detalhado de todas as entidades envolvidas numa cadeia de fornecimento, reunir e verificar as certificações dos fornecedores e fazer recomendações direcionadas com base no controlo de cada fornecedor do processo. É a solução mais avançada do mercado, uma nova rede social para fornecedores”, afirma Guy Escarfail, vice-presidente de soluções globais para a cadeia de fornecimento digital da SGS.

A ferramenta utiliza dados da cadeia de fornecimento em tempo real, o que permite identificar as origens do produto e reduzir riscos. Cada cliente pode analisar todas as instalações da sua cadeia e garantir que os seus fornecedores cumprem as normas de segurança, sustentabilidade e responsabilidade social do produto. “Para o Intermarché, a qualidade e a rastreabilidade são essenciais. A exigência por produtos rotulados como ‘orgânicos’ está a crescer rapidamente. Percebemos que não tínhamos uma visão detalhada de toda a cadeia de fornecimento dos nossos produtos orgânicos de marca própria. Assim, para poder responder às perguntas dos consumidores, pedimos à SGS Transparency-One para configurar um sistema de mapeamento preciso, desde a produção primária. Continuamos a fazer bons progressos e incentivamos os fornecedores de todos os níveis a unirem-se nesta iniciativa de oferecer aos nossos clientes as mais completas garantias em termos de qualidade, segurança alimentar e compromisso ambiental e social”, afirma Olivier Touzé, diretor de Qualidade e Desenvolvimento Sustentável do Grupo Intermarché.

Fábrica da Nestlé em Avanca teve a maior redução no consumo de energia primária em Portugal

JD.com prossegue com expansão de lojas físicas em terminais de transporte