Sustentabilidade
Foto Shutterstock
in

Inflação impulsiona sustentabilidade na casa dos portugueses

99% dos portugueses inquiridos no estudo online realizado pela Escolha do Consumidor refere que, nos últimos seis meses, sentiu um aumento generalizado dos preços no geral. E, por esse motivo, 88% indica que tem vindo a alterar as suas decisões de consumo para conseguir poupar nos seus gastos.

Como tal, os portugueses têm vindo a tomar algumas medidas, sendo grande maioria sustentáveis para o planeta, como evitar o desperdício alimentar (27%), usufruir das promoções que surjam (26%);,optar por comprar marcas da distribuição (18%), comprar apenas bens essenciais (16%) e alterar o tipo de alimentos que a família consome (8%).

Face ao aumento dos valores dos combustíveis, 7% utiliza cada vez menos o seu carro para se deslocar, 52% fez menos viagens recreativas neste último semestre, 17,6% passou a andar mais a pé ou de bicicleta e 14,4 % passou a utilizar mais os transportes públicos.

Em relação ao consumo de gás em casa, 36% passou a ter mais atenção ao tempo nos banhos e 17% dos consumidores consultou outros fornecedores de gás. Já no que diz respeito ao consumo da eletricidade, 37% prestou mais atenção às luzes que se encontram acesas desnecessariamente, 25% passou a desligar os aparelhos não utilizados da corrente e 15% consultou outros fornecedores de energia.

 

Outras decisões

Quando questionados sobre outras decisões de consumo nestes últimos seis meses, 21% dos consumidores indicou que passou a comer menos vezes fora, 13% confessou ter alterado o tipo de alimentos que compra, levando-os, por vezes, a adotar uma solução mais económica e saudável, como a produção caseira de alguns produtos alimentares e/ou domésticos, e 11% que, este ano, alterou as suas férias devido à incerteza de futuras dificuldades financeiras.

Metade dos consumidores (53%) ouvidos neste inquérito partilhou que conseguiu fazer um “pé-de-meia”, não sentindo, ainda, a necessidade de fazer uso da sua poupança nesta fase.

Online,Laptop,Shopper,On,Sofa.,Top,View

Nos primeiros nove meses do ano, portugueses já pouparam 17,5 milhões de euros

Grupo Bimbo

Grupo Bimbo aumenta as vendas em 24,5%