in

Indústria vitivinícola e os seus principais agentes unem esforços para definir sustentabilidade para o sector

Foto Shutterstock

Pela primeira vez, mais de 40 agentes da fileira do vinho em todo o mundo uniram forças através da criação da Sustainable Wine Roundtable (SWR), que tem como objetivo reforçar a liderança do sector vitivinícola em matérias de sustentabilidade.

Dos efeitos da seca às inundações, do aumento da temperatura aos incêndios, às pressões sociais em torno dos direitos e igualdade dos trabalhadores, a indústria do vinho e os seus fornecedores, à semelhança de outros sectores, deparam-se com a necessidade de dar resposta a desafios significativos, de modo a garantir a superação dos mesmos, acompanhar as exigências dos clientes e contribuir para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

 

Sustentabilidade

Tendo por base os standards e programas de sustentabilidade existentes para o sector vinícola, a SWR irá desenvolver uma norma de referência global que clarifique o consenso da comunidade vitivinícola sobre o significado exato do conceito de sustentabilidade e a forma como esta é implementada e medida. Este trabalho providenciará uma orientação clara e credível sobre como colocar as vinhas e as adegas no caminho da sustentabilidade e ajudará retalhistas e os consumidores a classificar os vários rótulos e “claims” ecológicos.

A SWR dinamizará grupos de trabalho com o objetivo de desenvolver as melhores práticas e ferramentas em questões relevantes da sustentabilidade, sensibilizar, juntar atores da indústria e posicionar a comunidade vitivinícola a nível mundial como uma força em prol de um mundo melhor. “Existem muitos programas e projetos inovadores que visam tornar as vinhas e as adegas mais amigas do ambiente e socialmente justas. O nosso objetivo é reuni-los, gerando a clareza, coesão e colaboração necessárias para que o sector vitivinícola se estabeleça como um líder no panorama mundial da sustentabilidade“, afirma Richard Bampfield MW, presidente inicial desta mesa-redonda. “Convidamos todos os membros da comunidade vinícola a juntarem-se a nós“, acrescenta, salientando que a SWR estará aberta para adesão geral em 2022.

 

Membros fundadores

Os membros fundadores da SWR são Ahold Delhaize, Alko, Alliance Wine, Amorim, Amorim Cork, BLB Vignobles, British Glass, BSI, Catena Institute of Wine, Château Léoube, CIVB, Cloudy Bay, Concha y Toro, Diversity in Food and Beverage, Domaine Bousquet, Dr. Loosen, Enotria&Coe, Equalitas, Famille Perrin, Fish Friendly Farming, Food Alliance, Grupo Avinea, Hochschule Geisenheim University, International Wineries for Climate Action, JancisRobinson.com, Journey’s End Vineyards, Lidl GB, Napa Green, New York Wine & Grape Foundation, North South Wines, Preferred by Nature, Ramón Bilbao, Schenk Group, Ste. Michelle Wine Estates, Sustainable Agriculture Network, Sustainable Winegrowing Australia, Sustainable Winegrowing British Columbia, Systembolaget, The Co-op UK, The Fairtrade Foundation, The Porto Protocol, The Wine Society, Treasury Wine Estates, Vingruppen, Vintage Wine Estates, Waitrose & Partners, Whole Foods Market, Wines of South Africa, WWF South Africa.

Adrian Bridge, líder da The Porto Protocol, afirma que, “enquanto organização, acreditamos que é através da ação colaborativa que seremos capazes de responder eficazmente às alterações climáticas. Por essa razão, estamos a criar uma rede de partilha de soluções climáticas para o sector vitivinícola a nível mundial. É com sentido de missão que unimos esforços com a SWR, uma instituição com um propósito alinhado com o nosso, para que em conjunto consigamos contribuir e beneficiar a comunidade do vinho em todo o mundo, esclarecendo conceitos e diretrizes relativas ao desenvolvimento sustentável”.

Por seu turno, António Amorim, presidente da Corticeira Amorim, sublinha que “vinho e sustentabilidade têm uma clara relação que é reforçada pelo papel da cortiça natural. É com orgulho que nos juntamos a este prestigioso grupo de membros fundadores da Sustainable Wine Roundtable para fortalecer a liderança já demonstrada pelo sector vinícola nas questões ambientais e sociais. As credenciais de sustentabilidade da cortiça são imbatíveis, mas não são totalmente realizadas até que possamos compartilhá-las com os nossos clientes, pelo que esperamos que as iniciativas da SWR apresentem a oportunidade certa de fazer exatamente isso.”

A SWR é acolhida pela Sustainable Wine Ltd, uma empresa sem fins lucrativos, criada para ajudar a tornar a sustentabilidade um elemento dominante no sector do vinho.

Grupo SCC_Veículo elétrico

Grupo SCC distribui as suas bebidas em veículo comercial pesado de mercadorias 100% elétrico produzido em Portugal

Inovretail - Trond Kongrød_2

Inovretail nomeia Trond Kongrød para novo CEO