in

IKEA vai vender painéis solares em todos os seus mercados em 2025

A IKEA pretende vender painéis solares em todos os mercados onde opera, a partir de 2025, com o objetivo de fomentar o autoconsumo entre os seus clientes, indicou à agência Efe a diretora mundial de sustentabilidade e vida saudável do grupo, Joanna Yarrow. Atualmente, os painéis solares já estão á venda em seis países.

Por outro lado, a marca sueca tem como objetivo que a totalidade da madeira utilizada no fabrico dos seus produtos seja proveniente de florestas sustentáveis, em 2020. Hoje, 55% da madeira empregue pela IKEA é sustentável e 88% tem certificado FSC, que garante que a sua origem são florestas geridas de forma responsável e que geram um impacto positivo. 

A empresa, que consome 0,3% da produção mundial de madeira, trabalha com o Fundo Mundial para a Natureza (WWF) para atingir os 35 milhões de hectares de florestas sustentáveis, o equivalente à superfície total da Alemanha.

Ainda segundo Joanna Yarrow, a IKEA consome 1% da produção mundial de algodão, do qual a totalidade já dispõe de certificado sustentável. A responsável defende que a multinacional só consegue ser rentável se for sustentável.

Outra das preocupações do grupo é o consumo energético, por isso, a IKEA espera que todas as suas necessidades neste âmbito sejam satisfeitas através de fontes renováveis, em 2020. Além disso, espera reduzir o impacto climático em toda a cadeia de valor em 15%, em 2030, em relação aos níveis de 2016, o que significa que, nesse horizonte, cada produto IKEA tenha uma pegada de carbono 70% mais baixa. 

Publicidade

Aurica Capital entra no capital da Winche para potenciar o mercado de outsourcing na Europa

Dell Technologies apresenta estudo sobre a Geração Z