in

IKEA compra participação em startup que torna as devoluções mais eficientes

Foto Shutterstock

A IKEA comprou uma participação minoritária na Optoro, uma startup norte-americana que desenvolve software destinado a tornar as devoluções mais eficientes.

O investimento vai ao encontro da estratégia da multinacional sueca de ser uma empresa circular em 2030.

A tecnologia da Optoro será implementada, numa fase inicial, em 10 centros de distribuição, 50 lojas e no centro de serviço ao cliente da IKEA nos Estados Unidos da América, mas, posteriormente, será expandida a outros locais. “A nossa missão é sermos um negócio circular em 2030, pelo que necessitamos de parceiros como a Optoro para atingir os nossos objetivos”, afirma Javier Quiñones, Chief Sustainability Officer. “A plataforma da Optoro permitir-nos-á eliminar muito do desperdício criado na cadeia de abastecimento inversa, desde a minimização das emissões de CO2 no envio das devoluções à descoberta dos melhores próximos lares para os produtos devolvidos”.

De acordo com a National Retail Federation, só nos Estados Unidos, o total de artigos devolvidos anualmente atinge os 360 mil milhões de euros, o que representa um elevado desafio para o retalho: não só são uma fonte considerável de custos, como causam problemas logísticos e têm um grande impacto no meio ambiente.

Publicidade

Publicidade

Tribunal delibera que balsâmico não é um termo protegido

Chega o primeiro Raríssimo By Osvaldo Amado