O governo húngaro decretou os preços máximos para sete produtos básicos no cabaz de compras das famílias: açúcar branco, farinha de trigo, óleo de girassol, presunto de porco, peito de frango, carcaça de frango e leite ultrapasteurizado 2,8% de gordura.
A medida que entrará em vigor a 1 de fevereiro e vai durar três meses. Estes artigos devem ser remarcados a preços de 15 de outubro, de acordo com o La Vanguardia.
Sanções
Os estabelecimentos que não cumpram esta medida, colocando preços mais elevados ou retirando produtos das prateleiras, terão de pagar multas entre 50.000 e 3 milhões de forints (entre 140 e 8.400 euros, aproximadamente) e os reincidentes poderão mesmo ter de enfrentar o encerramento forçado das suas lojas, por um período até seis meses.
Esta medida visa “prevenir os efeitos nocivos das anomalias do mercado“, disse o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, numa referência ao aumento da inflação.