in

Hipers e supers reduzem sortido para concorrer com o discount

Os grandes retalhistas britânicos estão a reduzir significativamente o seu sortido para concorrer com as insígnias de discount, sobretudo Aldi e Lidl, segundo um estudo da consultora Scala. 

Atualmente, o sortido médio de um operador de discount ascende a 7.500 referências, o que compara com as 30 mil de um supermercado. Como resultado deste processo de otimização da oferta, a Scala antecipa que as referências reduzirão, em média, 10% para os fornecedores de produtos alimentares. A Tesco, por exemplo, já eliminou até 30% das suas linhas de produto, no âmbito do Project Reset, mas prepara-se para reduzir ainda mais o número de fornecedores com que trabalha na próxima fase daquele programa.

A Scala concluiu que os grandes retalhistas estão a adotar as medidas de otimização do discount quanto à dimensão das encomendas para maximizar a capacidade da rede. John Perry, diretor geral da consultora, assegura que os grandes retalhistas “reconhecem que a sua quita de mercado está a contrair face à expansão das lojas de discount, com os clientes a preferirem a conveniência em detrimento do sortido, pelo que agora adotam esta abordagem“. 

Bruxelas e quatro maiores operadores de e-commerce chegam a acordo sobre produtos perigosos

Kraft Heinz interessada na compra da Campbell Soup