in

Herdade Maria da Guarda com emissão de obrigações

A Herdade Maria da Guarda, PME exclusivamente agrícola que detém mais de 1,3 milhões de oliveiras e um dos mais modernos lagares do país, solicitou ao Millennium BCP a organização e montagem de uma emissão de obrigações feita em colocação privada (Private Placement), estando dedicada apenas a investidores profissionais.

A emissão no montante de 2,5 milhões de euros com data de 1 de março foi emitida com desconto de 4% e paga um juro de 1% ao ano.

Segundo João Cortez de Lobão, proprietário da Herdade Maria da Guarda, esta operação “já tem pedidos de subscrição superiores ao montante de obrigações disponível”, defendendo que “mesmo havendo muitas solicitações, não pretendemos aumentar a emissão, que funcionará apenas como um teste ao mercado“.

O objetivo deste empréstimo obrigacionista é financiar as novas plantações de olivais e a aquisição de terra feitas no decorrer do último ano, substituindo o financiamento bancário.

A empresa, que colhe e transforma cerca de 10 milhões de quilogramas de azeitona em azeite por ano, converteu a propriedade com cerca de 700 hectares, que há décadas estava dedicada a culturas anuais de sequeiro e empregava apenas dois colaboradores, numa unidade que emprega  perto de quatro dezenas de colaboradores. Segundo o proprietário, “este, de facto, é um sector que, com a mecanização e investimento, criou milhares de postos de trabalho estáveis no interior, atraindo jovens e retendo talentos“, acrescentando que “a possibilidade de rega e o esforço da inovação demonstram que o sector em Portugal soube criar uma vaga de empresários agrícolas de referência mundial“.

Com quase dois séculos e meio de existência, a Herdade Maria da Guarda, em Serpa, destina toda a sua produção à exportação, tendo a Itália como principal mercado e os Estados Unidos da América,  desde 2019. Com 1,3 milhões de oliveiras plantadas em cerca de 700 hectares, a  produz dois milhões de quilogramas de azeite, o equivalente a 2% da produção nacional.

IFTHENPAY

IFTHENPAY com crescimento de mais de 20%

Sonae Sierra

Sonae Sierra, APG, Allianz e Elo anunciam a criação do Sierra Prime