Na Herdade do Esporão, entre 5 de setembro e 1 de outubro, as portas estão abertas para as vindimas 2016. Para os amantes da cultura do vinho e da vinha, ou simplesmente curiosos, há muito para fazer e descobrir para além da apanha da uva.
A Herdade preparou um programa especial que inclui visitas guiadas às caves e adega, provas de vinhos e um almoço enogastronómico no restaurante Esporão.
O café de boas-vindas no alpendre do enoturismo, com vista para as vinhas e para a albufeira da Caridade, é o ponto de encontro para os participantes.
Com a tesoura na mão e o chapéu na cabeça inicia-se o passeio pelas vinhas berço de néctares como o Esporão Reserva ou Private Selection. Pelo caminho, até chegar ao talhão selecionado para vindimar, os anfitriões revelam como é feita a agricultura sustentável no Esporão.
Chegada a hora de colher as uvas, a equipa de trabalhadores agrícolas comanda, até às 12 horas, o trabalho nas vinhas. Promete-se um ambiente de festa e de partilha de histórias, tradições e saberes populares.
Na adega acompanha-se a transformação e segue-se caminho para a cave a 30 metros de profundidade. No regresso abre-se o apetite para o almoço, preparado pelo chef Pedro Pena Bastos, com uma prova de vinhos do Esporão.
O programa está disponível todos os dias, exceto domingos, pelo valor de 85 euros por pessoa, no caso do programa completo, ou 65 euros por pessoa, sem harmonização de vinhos no menu enogastronómico, e requer reserva prévia com 48 horas de antecedência.