Henkel
in

Henkel regista crescimento de dois dígitos em vendas e lucros orgânicos

Após um forte início do ano fiscal de 2021, a Henkel acelerou, uma vez mais, o seu crescimento na primeira metade do ano e, ajustado pelos efeitos cambiais, já superou o nível pré-crise de 2019.

Apesar dos impactos da crise mundial do coronavírus, que continuam a afetar adversamente o ambiente social e económico em vários mercados em todo o mundo, a Henkel alcançou um crescimento significativo nas vendas e nos lucros no primeiro semestre. O crescimento orgânico das vendas atingiu 11,3% nos primeiros seis meses e as vendas do grupo totalizaram cerca de 10 mil milhões de euros, num aumento de 4,7% em termos nominais.

O lucro operacional ajustado cresceu 20,1%, para 1.430 milhões de euros. e a margem EBIT ajustada registou um aumento de 1,9% e atingiu 14,4%, um aumento de 1,9% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Em taxas de câmbio constantes, o lucro ajustado por ação preferencial aumentou 30,1%. Os efeitos do aumento dos custos das matérias-primas, no primeiro semestre, foram compensados, em particular, por um forte crescimento de volume e pelo aumento dos preços, bem como por uma gestão restrita dos custos e a melhoria de eficiência.

No primeiro semestre de 2021, a Henkel continuou a ser afetada pela pandemia de Covid-19. No entanto, alcançámos um crescimento de dois dígitos nas vendas e nos lucros. Em termos de vendas, já conseguimos ultrapassar o nível pré-crise de 2019 ajustado pelos efeitos cambiais. Principalmente graças ao excelente espírito de equipa e ao compromisso dos nossos funcionários em todo ao mundo, bem como ao nosso portfólio equilibrado e robusto de marcas de sucesso e tecnologias inovadoras nos negócios de consumo e industriais”, refere o CEO da Henkel, Carsten Knobel.

 

Unidades de negócio

Todas as unidades de negócio e regiões contribuíram para o crescimento orgânico das vendas no primeiro semestre. A unidade de negócios de Adhesive Technologies foi a que obteve o maior crescimento de vendas, aumentando as vendas orgânicas em todas as regiões e áreas de negócio e, no geral, alcançou um crescimento de dois dígitos. Este desenvolvimento foi apoiado significativamente pela recuperação económica mundial.

Na unidade de negócio de Beauty Care, crescimento foi impulsionado pelo negócio Professional. Depois de um crescimento mais fraco no ano anterior, devido à pandemia, foi alcançado um crescimento de dois dígitos.

Por outro lado, o negócio de bens de consumo ficou abaixo do nível do ano anterior no primeiro semestre, devido a uma queda nas vendas orgânicas na categoria de cuidados corporais, também consequência do significativo enfraquecimento dos mercados.

Na unidade de negócio de Laundry & Home Care, o crescimento foi impulsionado, principalmente, pelo negócio de Home Care, que alcançou um crescimento significativo nas vendas. O negócio de Laundry registou um bom crescimento orgânico das vendas.

No primeiro semestre, avançámos na implementação da nossa agenda de crescimento. Como parte da nossa gestão ativa do portfólio, foram alienadas ou descontinuadas algumas marcas e negócios, como estava planeado. Ao mesmo tempo, fizemos algumas aquisições direcionadas, em particular, para ampliar o nosso portfólio de marcas sustentáveis. Este ano centramo-nos especialmente em fortalecer ainda mais a nossa competitividade nas áreas de inovação, sustentabilidade e digitalização e em desenvolver ainda mais a nossa cultura empresarial. Progredimos muito nessas áreas no primeiro semestre do ano e acreditamos que estamos no caminho certo para implementar a nossa agenda de crescimento intencional”, acrescentou Carsten Knobel.

 

Perspetivas para o ano fiscal de 2021

Olhando para o resto do ano fiscal de 2021, Carsten Knobel refere que, “no geral, estamos a assistir a uma normalização na procura na maioria dos nossos negócios. E depois da recuperação na procura industrial ,iniciada na segunda metade de 2020 em muitas regiões, é provável que as taxas de crescimento sejam significativamente menores na segunda metade do ano fiscal de 2021, apesar da contínua recuperação económica. Ao mesmo tempo, continua a existir uma grande incerteza sobre como a pandemia irá evoluir e como o consumo e a produção industrial serão afetados. Em particular, o aumento excecionalmente acentuado dos preços das matérias-primas e a tensão nas cadeias de abastecimento terão um grande peso sobre a economia, no decorrer do ano. Estamos a trabalhar muito e com medidas abrangentes para limitar o impacto nos nossos negócios e na nossa rentabilidade. Ao mesmo tempo, continuamos a responder com flexibilidade e rapidez às mudanças nos nossos mercados e estamos a impulsionar sistematicamente a implementação da nossa agenda de crescimento. Tendo em consideração o ambiente descrito, e com base nos excelentes resultados do primeiro semestre, hoje, atualizámos as nossas previsões para o ano completo. Aumentámos a nossa previsão de vendas e mantivemos inalteradas as nossas expectativas de lucros por ação, apesar dos crescentes efeitos negativos da inflação dos custos das matérias-primas”.

A Henkel antecipa agora um crescimento das vendas orgânicas entre 6% e 8% e um retorno ajustado sobre as vendas (margem EBIT) numa faixa de 13,5% a 14,5%. Para os lucros ajustados por ação preferencial (EPS) em taxas de câmbio constantes, a Henkel continua a esperar um aumento numa faixa percentual entre um nível alto de um dígito e um nível médio percentual de dezenas.

Lovecraft Portugal

Lovecraft Portugal apresenta a nova cerveja Windy Juice

Quinta do Gradil

Novos vinhos da Quinta do Gradil chegam ao mercado