Henkel planeia fundir Laundry & Home Care e Beauty Care

Henkel

A Henkel anunciou, hoje, os seus planos para fundir as unidades de negócio de Laundry & Home Care e Beauty Care numa única unidade de negócios: Henkel Consumer Brands. A empresa iniciará os processos de integração imediatamente e pretende ter a nova organização em funcionamento, o mais tardar, no início de 2023. Com a nova unidade de negócio, a Henkel construirá uma plataforma multicategoria orientada para o crescimento, combinando as suas marcas e negócios de consumo sob o mesmo teto, incluindo marcas como Persil e Schwarzkopf, que abrange também o negócio de cabeleireiros profissionais.

“Iremos unir forças nos nossos negócios de bens de consumo para criar uma unidade de negócios forte e integrada como base para o crescimento rentável no futuro. O negócio integrado de Consumer Brands trará benefícios significativos para a Henkel, para os nossos acionistas, clientes e equipas, e estará bem posicionado para moldar ativamente o seu futuro numa indústria muito dinâmica”, refere Carsten Knobel, CEO da Henkel.

“Estamos a criar uma plataforma multicategoria com cerca de 10.000 milhões de euros em vendas. Isto proporcionará uma base mais ampla para otimizar e moldar ainda mais o nosso portefólio até um perfil de maior crescimento e margem. Captaremos, também, importantes sinergias e melhorias de eficiência, permitindo- nos liberar recursos para utilizar em parte para investimentos específicos nas nossas prioridades estratégicas, como a inovação, a sustentabilidade e a digitalização. Seremos um empregador ainda mais atrativo, oferecendo maiores funções e oportunidades de crescimento num setor apaixonante. Resumindo: estou convencido de que esta fusão levará a nossa agenda de Crescimento Propositado para o próximo nível”.

 

Fusão

A fusão está projetada para impulsionar o crescimento e a rentabilidade do negócio de consumo e da empresa. Isto reflete-se também na nova ambição financeira a medio e longo prazo que a Henkel apresentou: a empresa aspira agora um crescimento orgânico das vendas entre 3 e 4%, uma margem EBIT ajustada de cerca de 16% e um crescimento percentual no Lucro por Ação Preferencial entre um dígito médio e um dígito alto (em taxas de câmbio constantes, incluindo fusões e aquisições).

 

Foco no potencial de margem

Segundo, a Henke a nova divisão Henkel Consumer Brands “irá oferecer a oportunidade de captar melhor todo o potencial de crescimento orgânico e inorgânico e centrar-se nos produtos com um atrativo potencial de crescimento e margem, além das medidas de gestão ativa de portefólio concluídas até ao final de 2021”.

Outras medidas relativas à gestão de portefólio irão incluir desinvestimentos ou a descontinuação de marcas e negócios não essenciais, bem como as aquisições em categorias da área do consumidor. As primeiras medidas relacionadas com o portefólio de Beauty Care serão já implementadas ao longo de 2022.

 

Criar sinergias significativas e ganhos em eficiência

Ao integrar ambas as unidades de negócio, a Henkel irá criar uma maior escalabilidade, o que permitirá à empresa aproveitar  as sinergias e tornar-se mais eficiente e ágil, para além de ajudar a organização a atuar com maior rapidez e flexibilidade num ambiente altamente volátil. Esperam-se sinergias em áreas como administração, distribuição, comercialização e cadeia de abastecimento.

Isto permitirá que a nova unidade de negócio Consumer Brands liberte recursos para investimentos adicionais e para orientar melhor estes investimentos em capacidades estratégicas, como por exemplo, digitalização de I+D, capacidades ligadas ao e- Commerce ou esforços em sustentabilidade em termos das embalagens sustentáveis. As sinergias serão também utilizadas para fortalecer o perfil de margem da unidade.

 

Estruturas de liderança para a nova unidade de Consumer Brands

O processo de integração e a nova unidade de negócios combinada serão liderados por Wolfgang König (49 anos), atualmente presidente executivo da unidade de negócios de Beauty Care. Bruno Piacenza (56 anos), que lidera a unidade de negócios de Laundry & Home Care como vice-presidente executivo, desde 2011, continuará à frente do negócio de Laundry & Home Care, trabalhando em estreita colaboração com Wolfgang König no processo de transição e permanecerá na Henkel até ao final de 2022.

“Sob a liderança de Wolfgang König, a equipa combinada centrar-se-á em fazer avançar todo o negócio de Consumer Brands, com estruturas mais ágeis e tomadas de decisão mais rápidas. Gostaria também de expressar o meu apreço pessoal por Bruno Piacenza e pelas suas conquistas ao longo de mais de três décadas na Henkel”, acrescentou o CEO da Henkel, Carsten Knobel.

DS Smith_Papel

DS Smith alinha operações globais para limitar o aumento da temperatura do planeta a 1,5°C

C&A Vitrina

C&A “planta” as suas montras contra as alterações climáticas