in

Henkel e Netatmo impulsionam a sustentabilidade com base nos dados das fábricas

A Henkel está a usar as estações meteorológicas inteligentes da Netatmo nas suas 31 fábricas de Laundry & Home Care para correlacionar os potenciais dados meteorológicos com procedimentos e mudanças nos processos de fabrico.

As fábricas podem, assim, planificar melhor, analisando a sua situação atual e tomando as medidas adequadas em relação ao consumo de energia e serviços. “Vemos um potencial de redução do nosso consumo de energia global entre 3 %e 5% até 2020, aproveitando ao máximo esses conhecimentos e integrando-os nos nossos processos”, afirma Johannes Holtbrügge, Senior Manager Digital Transformation na Henkel.

Por exemplo, no seu processo de produção em Düsseldorf, na Alemanha, a Henkel aumentou em 5% a eficiência do queimador da torre de pulverização para produzir detergentes sólidos. Além disso, a empresa otimizou também o queimador de gás da torre e o controlo da temperatura ao longo de todo o processo de secagem.

Em Espanha, este sistema também foi implementado com sucesso na fábrica de referência da Henkel na Península Ibérica, situada em Montornés del Vallés. Este centro de produção, com mais de 50 anos de atividade, produz por ano mais de 200 mil toneladas de detergentes, detergentes líquidos e adesivos, empregando quase 500 pessoas e exportando para mais de 50 países. As instalações atuais cobrem uma área industrial de mais de 100 mil metros quadrados. “Isso mostra outro uso dos nossos produtos que também podem ajudar as comunidades além dos clientes domésticos. Neste caso, os nossos sensores podem ajudar a Henkel a cumprir o seu compromisso com a sustentabilidade”, defende Fred Potter, CEO da Netatmo.

A estação meteorológica inteligente consiste em dois componentes: um módulo interior e um módulo exterior. A Henkel utiliza o dispositivo para analisar a temperatura exterior, a humidade e a pressão relativa do ar nas fábricas e correlacionar os dados com o consumo de energia. As estações são conectadas ao sistema de monitorização da Henkel através da API (interface programável da aplicação) da Netatmo para recuperar, processar e analisar os dados face a outros fatores dentro das fábricas. O objetivo é proporcionar dados à Henkel que permitam compreender o impacto do clima no consumo de energia e serviços.

Como resultado, os recursos naturais limitados, como o gás e a água, podem ser usados de forma mais eficiente e sustentável. As estações meteorológicas não só contribuem para a estratégia de sustentabilidades da Henkel, mas também agregam valor à qualidade dos seus produtos. Por exemplo, os dados recolhidos ajudam a prever melhor as alterações na área de produção e de materiais devido à humidade. Isto é particularmente importante para produtos altamente sensíveis a esses fatores, como, por exemplo, as pastilhas para a máquina de lavar loiça.

Kroger em parceria com a Walgreens para fazer frente à Amazon

Lidl angaria mais de 113 mil refeições para animais abandonados