in

GS1 Portugal e Sociedade Ponto Verde analisam impacto da economia circular nas empresas

Foto Shutterstock

Reduzir, reutilizar, recuperar e reciclar são os conceitos que as empresas devem adotar com vista à transição para uma economia circular. O enquadramento legislativo e regulatório em Portugal e o seu impacto nas empresas vai ser o mote da formação que se realiza no próximo dia 6 de dezembro, nas instalações da GS1 Portugal, em Lisboa.

Com início às 9 horas e conclusão às 13 horas, a formação, dada em parceria com a Sociedade Ponto Verde, permite analisar os desafios que as diretivas europeias trarão a Portugal e às empresas, em matéria de resíduos, embalagens e plásticos de uso único. Será possível, também, conhecer as novas formas de recolha de alguns resíduos, permitindo antever as alterações necessárias nos produtos ou processos, para cumprir os requisitos a que as empresas ficam obrigadas. “O Plano de Ação da União Europeia para a Economia Circular, já refletido no Plano de Ação Nacional aprovado em dezembro de 2017, coloca-nos grandes desafios nas áreas da sustentabilidade e da circularidade, nomeadamente em matéria de legislação e regulamentação”, destaca Ana Isabel Trigo Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde. “Perante este quadro, em que se preveem alterações significativas, é necessária uma forte aposta na sensibilização, no esclarecimento e na informação do tecido empresarial sobre estes temas. Só clarificando estes conceitos, poderemos assistir à aplicação efetiva nas estratégias de negócio das empresas”.

Esta sessão formativa permitirá ainda aos formandos analisar como aplicar as melhores práticas ambientais nas suas empresas, minimizando os impactos nos processos, contribuindo para o cumprimento das metas a que estejam obrigados, num contexto de transição para uma economia circular.

A formação terá lugar no Campus do Lumiar, em Lisboa, e destina-se a profissionais da indústria em geral, independentemente do sector produtivo, profissionais do sector da distribuição e todos os profissionais com intervenção, direta ou indireta, nos processos que contribuem para a sustentabilidade das empresas.

Mais informações e inscrições em https://www.gs1pt.org/events/jornadas-tematicas-economia-circular/.

Publicidade

Publicidade

Lugrade apresenta Bacalhau Cura Vintage 2019

Portugueses fazem disparar pagamentos através de referências Multibanco durante a Black Friday