O Grupo InPost superou mais uma vez o seu desempenho durante a época alta, movimentando um total de 322,1 milhões de encomendas no quarto trimestre de 2024, o que representa um aumento de 20% em relação ao ano anterior. No seu dia de pico mais movimentado, o Grupo processou quase 14 milhões de encomendas na Europa.
O sucesso do último trimestre foi possível graças a vários marcos nos países que compõem a rede InPost na Europa.
No caso da Península Ibérica, Portugal e Espanha expandiram consideravelmente a sua rede de Pontos Pack ao longo do ano. Assim, no final do quarto trimestre de 2024, ambos os países tinham 2.004 Lockers e 9.971 Pontos Pack em funcionamento, totalizando mais de 11.900 locais entre os dois países.
Na Polónia, a InPost registou um aumento contínuo da procura de Lockers (APMs) e de serviços de entrega ao domicílio, atingindo volumes recorde de 209,9 milhões de encomendas, um aumento de 20% em relação ao ano anterior no 4º trimestre de 2024. A InPost excedeu as estimativas anteriores para os volumes do 4º trimestre de 2024 graças ao forte desempenho contínuo das lojas de pequena e média dimensão e da indústria da moda. Ao mesmo tempo, os marketplaces nacionais e internacionais também contribuíram positivamente. Os volumes foram ainda impulsionados pela garantia de entrega antes do Natal e por outros indicadores-chave de elevada qualidade logística.
No quarto trimestre de 2024, a Mondial Relay (marca que faz parte do Grupo InPost) entregou 77,7 milhões de encomendas, representando um aumento de 10% em relação ao ano anterior. Este crescimento foi impulsionado principalmente pelo segmento B2C, que registou um aumento de 28% em relação ao ano anterior.
Este sector permite uma maior diversificação do volume C2C, o que o torna estrategicamente importante para o Grupo. Além disso, uma parte crescente dos volumes da Mondial Relay está a ser tratada através dos Lockers; no 4º trimestre de 2024, o seu volume aumentou mais de 80% em relação ao ano anterior.
No Reino Unido, a InPost entregou 27,2 milhões de encomendas no quarto trimestre de 2024, registando um aumento significativo de 58% em relação ao ano anterior. Este forte crescimento trimestral do volume foi possível graças à melhoria das operações logísticas e a uma expansão significativa da rede. A rede do Reino Unido está atualmente a funcionar a mais de 100% da sua capacidade média, o que indica uma margem considerável para o crescimento do número de Lockers no futuro.
Novo marco: mais de 11.000 Lockers
A rede de locais de entrega do Grupo continuou a expandir-se para mais de 82.000 locais, com os Lockers a representarem 57% destes locais. A empresa manteve a sua posição de número 1 em termos de rede de Lockers na Polónia, França e Reino Unido. Em Portugal, Espanha e Itália o número de Lockers duplicou, aumentando significativamente a sua visibilidade e presença no mercado.
Na Polónia, a rede de Lockers da InPost aumentou 15% em relação ao ano anterior, para mais de 25.000 Lockers. A InPost continua a ser a marca de eleição dos utilizadores na Polónia, com 93% dos utilizadores a citarem os Lockers InPost como a sua opção de entrega preferida.
Na Mondial Relay, o Grupo expandiu a sua rede em 18% para mais de 31.000 locais. A sua rede de aumentou em cerca de 4.000 Lockers, terminando o ano com um total de mais de 9.200.
No Reino Unido, a InPost reforçou a sua posição de liderança ao encerrar 2024 com mais de 13.000 pontos de entrega. Em 2024, a empresa expandiu a sua rede com quase 3.000 novos Lockers para mais de 9.200. No Reino Unido, o foco continua a ser o aumento da densidade da rede e a melhoria da experiência do utilizador, adicionando novos serviços e funcionalidades para comerciantes e clientes.
InPost
Rafał Brzoska, diretor executivo, comentou a propósito que “2024 foi outro ano marcante para o Grupo InPost, excedendo as nossas expectativas desde o início do ano em todos os nossos mercados. Estabelecemos novos recordes tanto em termos de volumes entregues como de expansão da nossa rede. Pela primeira vez, o nosso volume total ultrapassou mil milhões de encomendas e a instalação de APMs ultrapassou as 11.000 unidades. Terminámos o ano com mais uma época alta gerida com sucesso, com um recorde de quase 14 milhões de encomendas no nosso dia mais movimentado antes do Natal. Na Polónia, o nosso mercado de referência, a InPost foi novamente o único prestador de serviços de logística a garantir a entrega de encomendas até ao último momento, na véspera de Natal“.
“No ano passado, reforçámos a nossa liderança no mercado polaco com um desempenho excecional. Continuámos a expandir a nossa rede para mais de 25.000 APMs e o nosso crescimento em volume ultrapassou significativamente o do mercado. Os novos serviços lançados pela InPost, incluindo o sistema de pagamento e o programa de fidelização, já começaram a contribuir para o aumento do volume de encomendas. No Reino Unido, concluímos a aquisição da Menzies, o que nos permite ter o controlo total de todo o processo logístico do país. No ano passado, duplicámos o nosso volume anual e lançámos recentemente a nossa oferta B2C neste mercado, com mais de 20 comerciantes a utilizarem já o serviço de ‘collect’ da InPost”
“Os mercados da Mondial Relay estão a crescer em linha com a nossa estratégia no volume B2C e Lockers. Em todos os mercados, continuamos a focar-nos na melhoria da experiência do utilizador (UX) e na expansão da rede. Com base nos sólidos resultados comerciais do quarto trimestre de 2024, estamos confortáveis com as nossas perspetivas anuais comunicadas em novembro e estamos entusiasmados com as oportunidades que temos pela frente“.