in

Grupo DIA completa a transformação da sua estrutura de capital

Redução de 40% do endividamento, eliminação do risco de refinanciamento e sem vencimentos de dívida significativos nos próximos 5 anos

O Grupo DIA anunciou o acordo alcançado com o seu acionista de referência, a LetterOne, DEA Finance e com os credores sindicados, que estabelece uma estrutura de capital a longo prazo para continuar a apoiar a implementação do plano de transformação de negócio.

A operação, que contou com o apoio unânime dos credores sindicados, permite à DIA eliminar riscos de refinanciamento, reduzir o endividamento em 40% e estabelecer um perfil de vencimento da dívida melhor alinhado com as necessidades estratégicas da a longo prazo. “Este acordo transformador alinha todos os grupos de interesse financeiros chave para a DIA e proporciona ao grupo uma base de capital sólida e estável que apoia a prossecução com êxito da nossa transformação de negócio. O nosso acionista de referência, LetterOne, demonstrou, uma vez mais, o seu contínuo apoio no decurso do processo de transformação da DIA, tendo investido mais de 1.100 milhões de euros desde junho de 2019. Também quero agradecer a todos os credores sindicados pela confiança e apoio ao bom desenvolvimento a longo prazo da transformação da DIA. Durante 2020, o grupo teve um desempenho positivo em termos de vendas e em EBITDA ajustado. Agora, vamos acelerar a segunda fase do plano de negócio e estou seguro de que continuaremos a avançar, em 2021 e nos anos seguintes”, declara Stephan DuCharme, presidente executivo do Grupo DIA.

 

Principais pontos do acordo

A DEA Finance irá converter 500 milhões de euros de dívida em fundos próprios, através de uma capitalização de 200 milhões de euros da linha de financiamento supersenior por si outorgada e de 300 milhões de euros dos bonos com vencimento em abril de 2021, dos quais 97,5% foram por si adquiridos através de uma oferta em agosto.

Além disso, a DEA Finance irá adiar, de abril de 2023 para junho de 2026, o vencimento de 300 milhões de euros em bonos, dos quais 89,7% foram por si adquiridos também através de uma oferta em agosto.

Os credores sindicados, por seu turno, irão adiar o vencimento do empréstimo sindicado de€902 milhões de euros, de março de 2023 para dezembro de 2025.

O Grupo DIA amortizará antecipadamente 35 milhões de euros dos créditos supersenior outorgados pelos credores sindicados e os 36 milhões restantes serão pagos em julho de 2022.

Por Carina Rodrigues

Responsável pela redacção da revista e site Grande Consumo.

Freelancing

Perfil do freelancer português: homem, trabalhador remoto com rendimento acima de 1.000 euros por mês

Topshop

Império da moda britânica Arcadia cai por terra