in

Grupo Deutsche Post DHL investe 2 mil milhões de euros em transformação digital

O Grupo Deutsche Post DHL apresentou a sua estratégia para 2025, onde a transformação digital será um dos principais pilares, dando continuidade à transformação que já havia iniciado em todas as suas divisões.

Até 2025, o grupo irá investir cerca de dois mil milhões de euros em processos de digitalização. Este valor está já inscrito no plano de investimento Opex e Capex. É esperado que o investimento na digitalização gere benefícios anuais na ordem dos 1,5 mil milhões de euros até 2025. “O Grupo Deutsche Post DHL nunca esteve em melhor forma. Estamos convencidos que o crescimento futuro virá do foco consistente nos nossos negócios-chave na indústria logística e a digitalização será a melhor alavanca para tal”, afirma Frank Appel, CEO do Grupo Deutsche Post DHL. “Não precisamos de nos reinventar. Iremos digitalizarmo-nos.”

Com a “Estratégia 2020 – Foco. Conectar. Crescer”, o grupo alcançou uma posição de liderança nos mercados onde opera e adquiriu aprendizagens valiosas que permitirão melhorar o seu desempenho no próximo ciclo estratégico. “A experiência mostra-nos que somos particularmente bem-sucedidos quando investimos os nossos recursos e a nossa capacidade de inovar para impulsionar os nossos principais negócios de logística. Por este motivo, o grupo tem abandonado, gradualmente, atividades secundárias, nos últimos anos, direcionando os investimentos para potenciar o crescimento do lucro, a longo prazo, dos seus principais negócios, nomeadamente na melhoria da qualidade das redes internacionais e na frota intercontinental da DHL Express. Nos últimos anos, a empresa adquiriu um potencial significativo em termos de melhoria de receita e de margem, por exemplo, nas divisões Express e Supply Chain”, detalha Frank Appel.

A “Estratégia 2025” é a resposta do Grupo Deutsche Post DHL às quatro grandes tendências que têm transformado o sector logístico nos últimos anos: globalização, e-commerce, digitalização e sustentabilidade.

Um dos objetivos para esta estratégia é acelerar o ritmo da transformação digital do grupo, pelo que o investimento anunciado será direcionado a projetos que visam aperfeiçoar a experiência do cliente e dos colaboradores, além de melhorar a qualidade operacional.

Um outro eixo do Grupo Deutsche Post DHL para esta estratégia é modernizar os seus sistemas de IT, integrando novas tecnologias de forma a oferecer aos colaboradores formação avançada para o uso destas e, assim, melhorar os seus serviços, processos e padrões até 2025. A eficiência será também melhorada através da automação e do desenvolvimento de processos de transação, nomeadamente, através de programas de automação e robótica de armazém. O Data Analytics será também uma aposta nesta estratégia e será aplicado, por exemplo, para promover a otimização de roteamento através de algoritmos avançados, a previsão do volume operacional e, consequentemente, o planeamento otimizado de recursos. “No futuro, pretendemos reunir as nossas capacidades tecnológicas em centros de excelência globais com o intuito de desenvolveremos centralmente tecnologias chave como a IoT e fornecê-las às nossas divisões. Desta forma, podemos aproveitar a força do grupo para impulsionar a digitalização”, acrescenta Frank Appel.

Ao concentrar os seus esforços nos principais negócios de logística e na aceleração do ritmo da transformação digital, o Grupo Deutsche Post DHL pretende aumentar, consideravelmente, a sua eficiência a longo prazo. Em conjunto com a adoção da “Estratégia 2025”, irá modificar o mecanismo de orientação para os seus objetivos financeiros de médio prazo. “Dada a crescente volatilidade dos nossos mercados e do ambiente macroeconómico, o grupo passará a usar um processo mais flexível para formular os objetivos financeiros de médio prazo. A nossa orientação estender-se-á por um período de três anos – pela primeira vez, incluindo também uma orientação de fluxo de caixa a médio prazo – e os objetivos serão traçados em seguida. Este plano dará segurança aos nossos investidores no planeamento a médio prazo”, refere Melanie Kreis, CFO do Grupo Deutsche Post DHL.

O Grupo estabeleceu, como objetivos financeiros para o período até 2022, aumentar o EBIT para, pelo menos, 5,3 mil milhões de euros; gerar um fluxo de caixa (acumulado) de 4,5 a 5,5 mil milhões de euros, no período de 2020 a 2022; e realizar um investimento operacional (acumulado) entre 8,5 e 9,5 mil milhões de euros, no mesmo período.

As três metas para 2023 serão lançadas em março de 2021.

A Política Financeira do Grupo, que foi estabelecida em 2010, permanecerá em vigor com o principal objetivo de manter uma taxa de pagamento de dividendos entre 40% a 60% do lucro líquido.

Publicidade

Publicidade

123 Sesame Street é um dos três lançamentos Lego Ideas anunciados para 2020

IQOS começa a ser vendido nos EUA