in

Governo britânico alerta para escassez de alimentos depois do Brexit

Um relatório elaborado por especialistas em políticas alimentares defende que o Brexit poderá ter efeitos “dramáticos” no Reino Unido e provocar o “caos“, se os ministros não estabelecerem claramente como um novo sistema alimentar vai funcionar.

Atualmente, a União Europeia fornece 31% de alimentos ao Reino Unido. O relatório adianta que a ausência de um acordo comercial pode causar o aumento no preço dos alimentos importados até 22% e mesmo um “soft Brexit”, com o Reino Unido a permanecer no mercado único europeu, poderá afetar gravemente as indústrias alimentares e agrícolas. “Com o prazo das negociações do Brexit a acabar nos próximos 20 meses, trata-se de uma série de políticas falhadas, numa escala sem precedentes”, diz Tim Lang, um dos autores do estudo.

As conclusões do relatório, que foram publicadas no “Science Policy Research Unit” da Universidade de Sussex, indicam 16 questões que a primeira-ministra, Theresa May, terá de considerar, incluindo a existência de um plano integrado para o fornecimento de alimentos no Reino Unido,  uma nova legislação que substitua quatro mil leis da União Europeia em matéria de alimentos e subsídios para cobrir a Política Agrícola Comum.

eBay reforça-se no segmento do luxo e da moda em parceria com as Galeries Lafayette

“Somos um importante canal de comunicação entre compradores e vendedores”