segunda mão
in

Gen-Z e Millennials gastam mais em plataformas de revenda do que gerações anteriores

Consumo de plataformas de revenda aumentou 16% quando comparado com 2023

Oiça este artigo aqui:

A Revolut revela que o consumo em plataformas de revenda, como a Vinted, o eBay ou a Wallapop, tem vindo a aumentar (16%) em Portugal, quando comparado com o mesmo período do ano anterior, e que são as gerações mais jovens aquelas que estão mais a fazê-lo.

Um estudo lançado em agosto pela Deloitte revela que os jovens adultos, apesar de otimistas em relação ao futuro, continuam preocupados com o custo de vida e com as alterações climáticas. Assim, os mais jovens poderão estar a virar-se para este tipo de plataformas por uma questão de crise climática e também por motivos financeiros, conseguindo comprar roupa por preços mais acessíveis e vender aquilo que já não usam.

Dados internos da Revolut comprovam o facto de que são as gerações mais novas aquelas que mais estão a adotar este tipo de plataformas. A Gen-Z (18 a 24 anos) gasta agora mais 50% no mercado de segunda mão e os Millennials (24 a 34 anos) viram a sua despesa aumentar em 22%, quando comparado com 2023. Este aumento poderá estar ligado com as preocupações dos jovens.

Pelo contrário, as gerações mais velhas parecem não estar dispostas a pagar tanto neste tipo de mercado: as pessoas entre os 55 e os 64 anos gastam agora menos 17% e aqueles com mais de 75 reduziram as suas compras em 8%.

Apesar de terem reduzido o montante gasto, são as gerações mais velhas aquelas que mais fazem compras em plataformas de moda circular. O número de transações na geração com mais de 75 anos subiu 80% relativamente ao ano anterior e aqueles entre os 65 e os 74 anos gastam agora mais 21% do que em 2023. O segundo lugar é ocupado pela Gen-Z que, para além de ter aumentado o valor que gasta nestas plataformas, também faz mais compras (51%).

 

Plataformas preferidas dos portugueses

De 2023 para 2024, o número de total de transações em plataformas como a Vinted, eBay, Etsy, Wallapop, Depop e Olx subiu quase 20%. Ainda assim, os portugueses compram mais nas plataformas Vinted e Wallapop, com ambas a registarem aumentos de 27% e 78%, respetivamente.

Ignacio Zunzunegui, head of Growth para o sul da Europa na Revolut, comenta que “os clientes da Revolut são criadores de tendências por direito próprio, independentemente da sua idade. Quer se trate de fazer escolhas mais conscientes do ponto de vista ambiental ou simplesmente de encontrar grandes negócios, os consumidores de todo o país estão a mostrar que o estilo e a sustentabilidade podem andar de mãos dadas em qualquer fase da vida”.

Siga-nos no:

Google News logo

Por Bárbara Sousa

I am a journalist and news editor with eight years of experience in
interviewing, researching, writing articles and PR editing/publishing.

custo de vida psicologia

Aumento do custo de vida provoca quebra na procura de psicólogos

Vinhos do Alentejo campanha

Sara Matos é a nova cara dos Vinhos do Alentejo