A Garcias assinou um acordo de distribuição exclusiva em Portugal com a Varma, empresa espanhola de distribuição de bebidas espirituosas, vinhos e licores.
A marca de rum Barceló terá agora um maior foco da distribuidora em Portugal e, progressivamente, entrarão outras marcas do Grupo Varma na distribuição da Garcias.
Varma
Esta parceria vai ao encontro do objetivo da Garcias de ter um portfólio o mais completo possível. Com 80 anos de história, a Varma é um dos principais distribuidores em Espanha, com uma vasta experiência na distribuição de marcas de alta qualidade. Com uma carteira de mais de 50 marcas de bebidas espirituosas, incluindo Ron Barceló, líder em volume e vendas em Espanha, em 2021, Vermouth Yzaguirre, Master’s, Malavita, Hendrick’s, Glenfiddich, Bollinger, Fireball, Stolichnaya, entre outras, é também a proprietária de Bodegas y Viñedos del Marqués de Vargas, um grupo vitivinícola que reúne três denominações de origem: Rioja (Marqués de Vargas), Ribera del Duero (Conde de San Cristóbal) e Rías Baixas (Pazo San Mauro).
Para Filipa Garcia, CEO e presidente do Conselho de Administração da Garcias Wine & Spirits, “ter marcas tão fortes em Portugal, como Ron Barceló, que vêm da mão de uma empresa familiar como o Grupo Varma, é sem dúvida o início de uma relação próspera. Em 2021, o Grupo Varma conseguiu fazer de Ron Barceló o líder absoluto do mercado, com um milhão de caixas distribuídas, e esperamos que o mercado português responda com a mesma força a uma marca tão consolidada“.
Mercado português
O segmento das bebidas espirituosas no mercado português prevê que as receitas do ascenderão a cerca de seis mil milhões de euros, até ao final de 2022. Nos próximos anos, as previsões de crescimento continuam a aumentar, estimando-se que o mercado cresça anualmente 12,7%, em termos de valor de vendas, entre 2022 e 2025. Em termos de volume, prevê-se que o sector cresça 15,3%, em 2023, e atinja 1.222,3 milhões de litros, em 2025.
“Entrar no mercado português de mãos dadas com uma empresa como a Garcias faz-nos sentir muito satisfeitos. Somos ambas empresas criadas por uma família e partilhamos valores como a cultura de esforço, o espírito empreendedor e a grande capacidade de inovação e a mesma visão do sector, com a indústria hoteleira e de restauração como um canal chave para a construção de marcas. Com esta aliança, reforçamos, ainda mai,s o objetivo de internacionalização das nossas próprias marcas, tais como Ron Barceló, cumprindo um dos objetivos-chave do nosso plano estratégico“, salienta Teresa Martín de la Mata, presidente do Grupo Varma.