in

Gamas “free from” veem impulso de 36%

A inflação continuou a elevar os preços no sector alimentar do Reino Unido, numa altura em que as vendas de itens livres de glúten sobem por mais de metade.

Novos números da Kantar Worldpanel revelaram que nas 12 semanas até 26 de março, as vendas nos supermercados aumentaram 1,4%, apesar da inflação subir 2,3% e custar a um lar médio um extra de 23,31 libras.

A inflação forçou os compradores a procurarem opções mais baratas, já que os retalhistas colocam menos ênfase na atividade promocional, que caiu 5,5% em relação ao ano passado. Em vez disso, os consumidores voltaram-se para itens de marca própria, com vendas acima de 5% durante as últimas 12 semanas.

Enquanto isso, os produtos “free from”, incluindo produtos isentos de glúten e sem lactose, tiveram um aumento de 36% nas vendas, com 54% da população a declarar ter comprado algo “free from” no mesmo período.

A Aldi e o Lidl continuaram a aumentar as suas quotas de mercado para níveis novos, com uma quota combinada atual de 11,7%. Ambos os retalhistas cresceram 14,3% e 15%, respetivamente, atraindo um adicional 1,1 milhão de compradores entre eles.

A especialista em alimentos congelados Iceland continuou a registar crescimentos, já que as suas linhas frescas e refrigeradas aumentaram as vendas em 9,8% em relação ao ano passado. Mover-se além do seu foco tradicional no alimento congelado provou ser eficaz, com as suas gamas frescas a representarem agora mais de um quarto das vendas.

A Coop também teve um crescimento contínuo, registando o seu 23.º trimestre consecutivo de aumento de vendas, um aumento de 0,8% em relação ao ano anterior.

O desacelerar das taxas de crescimento por causa do final da Páscoa significou que a Morrisons foi o único dos quatro grandes a crescer em vendas durante o período: até 0,3% nas últimas 12 semanas“, acrescenta Fraser McKevitt, chefe de insights de retalho da Kantar Worldpanel. “No entanto, fortes desempenhos na produção e conveniência refrigerada não foram suficientes para impedir que a participação de mercado da Morrisons caísse 0,1 pontos percentuais para 10,4%. As vendas da Tesco diminuíram 0,4% no geral, embora o crescimento da sua marca própria Farm Brands permaneça impressionante, um ano após o lançamento: 64% dos compradores da Tesco fizeram uma compra da gama durante as últimas 12 semanas. Apesar do sucesso nessa área, a participação de mercado da Tesco encolheu 0,5 pontos percentuais para 27,6%. As vendas da Asda caíram 1,8%, enquanto as da Sainsbury diminuíram 0,7%.

Crise no sector de retalho norte-americano leva ao encerramento de lojas

Lidl nomeia novo responsável pelas compras não alimentar