Fundação Pão de Açúcar – Auchan comemora 30 anos

Logo fundação

A Fundação Pão de Açúcar – Auchan celebra, este ano, o seu 30.º aniversário. A Instituição Particular de Solidariedade Social tem como benemérita a Auchan Retail Portugal, que nos últimos 30 anos doou mais de 11 milhões de euros à fundação para ajudar a melhorar a qualidade de vida dos colaboradores e seus familiares, apoiando projetos desenvolvidos na área de ação social.

Em 2010, a fundação lançou os Colégios Rik & Rok, que com os seus horários alargados (das 7 às 00h30), todos os dias de semana, e o método pedagógico High/Scope permitem melhorar a conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal.

 

Área social

Corria o ano de 1993 quando 115 colaboradores do, então, Grupo Pão de Açúcar criaram a Fundação Pão de Açúcar – Auchan, com o objetivo de promover o espírito de solidariedade e cooperação. Na prática, a ideia inicial destes colaboradores de quadros médios e superiores do grupo era o de apoiar os colaboradores da empresa em situações extraordinárias de necessidade.

A área social da Fundação Pão de Açúcar é composta por psicólogos e assistentes sociais que analisam as situações de emergência identificadas pelos delegados da fundação, presentes em cada local de trabalho. Em 1996, com a aquisição do Pão de Açúcar pela Auchan Retail, a fundação viu o seu papel social ser reconhecido pela empresa que, desde então, tem assegurado os meios necessários para dar continuidade aos projetos desenvolvidos na área social, destinados aos colaboradores e ex-colaboradores da Auchan Retail Portugal e respetivos agregados familiares.

Volvidos 30 anos após a sua criação, a Fundação Pão de Açúcar – Auchan continua a apoiar os seus colaboradores, em áreas como assistência social, saúde e educação.

“Hoje, é com emoção e alegria que vemos como a concretização da missão da Fundação Pão de Açúcar – Auchan, ao longo destes 30 anos, impactou todas as equipas espalhadas pelo país; o espírito solidário e de entreajuda reforçou o bom ambiente de trabalho e o orgulho de pertencer à família Auchan. Não posso deixar de reconhecer a importância do trabalho voluntário dos delegados da fundação que, em cada local, identificam as situações mais ou menos problemáticas e as encaminham para as técnicas da ação social que, de uma forma célere e comprometida com cada família apoiada, ajudam a minimizar e a ultrapassar esses momentos difíceis”, sublinha a presidente da Fundação Pão de Açúcar – Auchan, Paula Santos.

 

Resposta educativa

Destaque para a decisão de, em 2008, avançar com a criação de equipamentos educativos – creches e jardins de infância – dirigidos aos descendentes dos colaboradores do grupo e abertos também à  comunidade em geral. Continuando a apostar na resposta social de creche e jardim de infância, em 2010, foi inaugurado o primeiro Colégio Rik & Rok, junto à Auchan da Amadora, no UBBO Shopping Resort. Dois anos depois, com as mesmas valências, abriu o segundo Colégio Rik & Rok em Carnaxide, situado ao lado do Centro Comercial Alegro.

Estes equipamentos educativos, situados na proximidade de aglomerados comerciais, visam facilitar a conciliação da vida pessoal e profissional dos colaboradores e da comunidade em geral, dado que apresentam horários alargados, incluindo sábados e domingos, mensalidades em função do rendimento e um serviço de educação alicerçado no modelo pedagógico High/Scope, permitindo a entrada de cada criança de acordo com o horário de trabalho dos seus progenitores. “No futuro próximo, queremos alargar a rede de Colégios Rik & Rok, com apoio de parcerias privadas e públicas, de forma a cobrir a maior área de implantação com défices nestas respostas educativas e, desta forma, melhorar a qualidade de vida das populações, ou seja, a conciliação da vida profissional, familiar e pessoal”, reforça Paula Santos.

 

Siga-nos no:

Google News logo

sector vitivinícola

Alentejo distingue os 26 melhores vinhos da região

Henkel

Henkel cresce 6,6% no 1.º trimestre