in

Fundação Fritz Henkel celebra 5.º aniversário

A Henkel celebra o quinto aniversário desde que criou a Fundação Fritz Henkel, para fortalecer o compromisso social da empresa e dos seus colaboradores. Desde então, mais de dois mil projetos estão a receber apoio por parte desta entidade, com valores que rondam os 10 milhões de euros.

A fundação combina várias ações, compromisso social perto dos escritórios da Henkel, ajuda internacional de emergência e atividades em torno da iniciativa MIT, que apoiam no compromisso social dos colaboradores e aposentados da empresa. Com as marcas da Henkel, a fundação apoia projetos sociais que contribuem para melhorar o nível de vida de pessoas em todo mundo.“O compromisso social é altamente valorizado na Henkel. Agradecemos a todos os amigos e patrocinadores da fundação o apoio que recebemos nos últimos cinco anos. Esperamos que juntos possamos realizar novos projetos no futuro”, assegura Kirsten Sánchez Marín, diretora de Marketing da Fundação Fritz Henkel.

Para além do plano de estudos habitual, os colaboradores da Henkel que participam no programa “Teach First” também oferecem ajuda na preparação para os exames, cursos desportivos e entrevistas de emprego. A fundação considera a educação e igualdade de oportunidades altamente prioritária. Por essa mesma razão, tem promovido o projeto educacional “Teach First Deutschland” enquanto patrocinador principal desde 2013. Como parte desta iniciativa, graduados de todos os tipos de níveis académicos participam durante dois anos em trabalho de voluntariado em várias escolas localizadas em áreas sociais desfavorecidas.

No casos de catástrofes naturais, a Fundação Henkel também oferece ajuda imediata não burocrática em qualquer local do mundo. Por exemplo, na sequência das inundações ocorridas na Alemanha, Áustria e República Checa durante o verão de 2013 ou até mesmo o início do terramoto no Nepal no ano passado. A Henkel tem como objetivo fazer a diferença a longo prazo: quando o tufão Typhoon Haiyan atingiu as Filipinas, em novembro de 2013, a fundação não só ofereceu ajuda financeira imediata às vítimas, como também tem vindo a apoiar desde então organizações locais em tarefas de reconstrução.

Durante o ano passado a ajuda aos refugiados tornou-se um problema cada vez mais importante. A Henkel tem contribuído neste campo ao trabalhar com organizações de ajuda inter-regional de montagem de instalações para acolhimento de refugiados perto dos escritórios da empresa na Alemanha. As acomodações são equipadas com produtos de limpeza, como detergentes e cuidados pessoais.

Complementarmente, muitos colaboradores da Henkel atuam como voluntários em projetos de ajuda a refugiados. Esta assistência é prestada na chegada dos refugiados, quer na receção, como durante todo o tempo, envolvendo-se em projetos de integração a longo prazo, ajuda na leitura ou aulas de música para as crianças. Por sua vez, a Henkel apoia o compromisso dos seus colaboradores com oferta de produto e até oito dias de licença por ano por trabalhador. A Fundação Fritz Henkel também suporta voluntariado com contribuições financeiras.

Em 2016, a Henkel e a Fundação Fritz Henkel concentraram a sua missão social ainda mais na integração dos refugiados. Por exemplo, no passado mês de janeiro já foram realizadas sessões de formação para trabalhos com parceiros externos. Também se realizaram outros projetos, como estágios, orientação laboral específica, bolsas de estudo e cursos de desenvolvimento linguístico.

A Henkel Ibérica também teve a colaboração da Fundação Fritz Henkel em diversas campanhas solidárias. Em 2014, a empresa colaborou com o Banco Alimentar numa iniciativa destinada a apoiar as famílias em risco de exclusão social e com dificuldade de acesso a produtos básicos. O envolvimento de colaboradores da empresa foi feito através da sua participação num Mercado Solidário para recolher fundos para a recolha de brinquedos e também com a realização de um concurso de vídeos onde todos os colaboradores participaram para demonstrar a sua solidariedade.

NoNatal do ano passado, a Fundação Fritz Henkel voltou a apoiar uma campanha com a Cruz Vermelha numa iniciativa solidária importante destinada aos grupos mais desfavorecidos. Desta vez, no âmbito da campanha “Há muitos brinquedos. Uma forma de ajudar: Aplica a tua solidariedade”, a Henkel Ibérica aplicou toda a força de trabalho no desafio de recolher caixas de lápis de cores e tintas para as crianças em situações mais vulneráveis. A Henkel conseguiu reunir centenas de caixas de lápis de cores, para além da doação de kits manuais Pritt Crea.

Pioneer aumenta gama de “headphones”

Lavradores de Feitoria Branco 2015 chega ao mercado após distinção internacional