in

Fórum “30 anos de Distribuição moderna em Portugal – Que futuro?” chega em novembro

A VERBADIXIT- Consulting, LDA,. em parceria com a Alimentaria & Horexpo Lisboa 2015, agendada para 22 a 24 de novembro, irá promover o maior espaço de debate do retalho organizado que se realiza este ano em Portugal.

O fórum “30 anos de Distribuição Moderna em Portugal – Que Futuro?” realiza-se no dia 23 de novembro no decorrer da maior manifestação do sector agroalimentar que se realiza em Portugal e pretende, entre outros pontos, debater a evolução do retalho moderno nacional, com a sua realização a coincidir com os 30 anos sobre a inauguração do primeiro hipermercado com o “full concept” francês em Portugal, no caso em Matosinhos, com a insígnia Continente.

A coincidência das datas, novembro de 1985, novembro de 2015, leva-nos a refletir sobre o percurso da grande distribuição no nosso país ao longo destes 30 anos, assim como sobre a sua importância, quer para produtores/fornecedores quer para as empresas de distribuição quer ainda para o consumidor português. Muito mudou nestes 30 anos e sem dúvida alguma o consumidor mudou também. Este facto torna muito pertinente a análise em fórum do que foi o percurso deste sector, o que hoje representa e a discussão e debate dos temas mais importantes da realidade no mercado atual, além, claro está, do que se pensa e projeta como tendências para o futuro. A velocidade com que hoje as alterações nos hábitos de consumo e na necessidade de resposta dos operadores do setor em Portugal é vertiginosa”, introduz António Pinheiro, CEO da VERBADIXIT- Consulting, LDA.

Evento cuja pertinência para o sector ganha especial relevância a ter lugar no contexto da Alimentaria & Horexpo Lisboa 2015, a mais importante e maior feira dedicada ao setor da distribuição alimentar em Portugal e que se assume como um verdadeiro “market place”, quer para a apresentação da oferta de empresas portuguesas a compradores internacionais quer como montra de produtos nacionais e estrangeiros para o mercado interno, com este evento paralelo a produzir um verdadeiro valor acrescentado a todos aqueles que a visitam.

A discussão de temas relevantes para o sector, que envolva todos os seus “stakeholders” carece de um evento como o que agora se apresenta, não só como sede de informação, mas também como facilitador de “networking” entre pessoas, quer da produção quer da distribuição, promovendo, assim, o diálogo e a partilha de experiências. Este facto levou-nos a organizar este evento que se realizará na Alimentaria& Horexpo deste ano”, conclui António Pinheiro.

A evolução do sector da grande distribuição em Portugal, os impactos na relação produtor/distribuidor/ consumidor, a análise de tendências que afetam hoje o sector, as alterações dos paradigmas do consumo e do “shopper”, o desenvolvimento dos modelos de proximidade e conveniência e o impacto das novas tecnologias no cenário da grande distribuição alimentar no nosso país são alguns dos temas em discussão no fórum “30 anos de Distribuição Moderna em Portugal – Que Futuro?”, sem esquecer as tendências para o futuro como o e-commerce e o mobile marketing, respetivo impacto para o negócio das empresas “brick& mortar” o desenvolvimento do negócio online, a desintermediação e o consumidor no futuro.

Temas a abordar numa iniciativa pioneira que se realiza no contexto da Alimentaria&Horexpo e da qual a Grande Consumo é Media Partner exclusivo e tem como patrocinador oficial a Unicre.

Publicidade

Adega de Vidigueira lança monocasta Alicante Bouschet

Bonté Everyday apresenta gama de produtos de higiene oral