in

Forte crescimento da Aldi na Alemanha pode ser preocupante para o Lidl

Os números divulgados pela GfK mostram que, nos primeiros oito meses do ano, as vendas do Lidl na Alemanha aumentaram em 2,8% face ao período homólogo do ano anterior.  Em contrapartida, as da Aldi Nord aumentaram 5,7% e as da Aldi Süd 7,8%.

Estes dados espelham, segundo o Planet Retail um ressurgimento para os discounters alemães, já que as três insígnias continuam a ganhar quota aos hipermercados. Não obstante, o investimento da Aldi na modernização das suas lojas, melhoria do sortido e inclusão de mais marcas de fabricante está a ser acolhido favoravelmente pelos consumidores alemães, com a empresa a ganhar vantagem face ao concorrente Lidl. 

O crescimento reportado de Lidl continua credível, mas no contexto do crescimento da Aldi é motivo de preocupação, defende o Planet Retail. Após fortes desempenhos nos últimos anos, a estrutura de liderança do Grupo Schwarz apontou para a necessidade de maior conciencialização dos custos.

No entanto, é a queda das vendas na Kaufland, a insígnia de hipermercados do grupo, que mais motivos de alarme levanta. Com uma forte variedade de oferta e altos padrões de execução, as dificuldades da Kaufland são um sinal preocupante para os retalhistas alemães “big box”. Recorde-se que os hipermercados Real da Metro também experimentaram desafios de crescimento semelhantes. 

Portugueses encomendam cada vez mais refeições por telefone

Dollar Shave Club chega à Europa