in

Fnac Darty compra a MediaMarkt Portugal

Lojas continuarão com marca MediaMarkt até ao rebranding

A MediaMarktSaturn, subsidiária da Ceconomy AG, chegou a acordo com a Fnac Darty para a venda estratégica do negócio da MediaMarkt em Portugal.

A Fnac Darty Portugal, subsidiária detida a 100% pela Fnac Darty, irá adquirir 100% da MediaMarkt Portugal, num acordo que inclui as 10 lojas físicas, o negócio online e a integração dos cerca de 450 colaboradores. As duas partes contratantes concordaram em não divulgar os detalhes financeiros da operação.

 

Reforço da posição da Fnac

“Avaliamos e revemos continuamente o nosso portfólio de países. Em Portugal, temos mantido a nossa posição, ao longo dos anos, num ambiente muito competitivo, graças ao forte desempenho da nossa equipa local. No entanto, o nosso negócio aqui ainda não atingiu dimensão suficiente para alcançarmos uma posição de liderança no mercado. A Fnac Darty é a número dois em Portugal e, juntamente com as nossas atividades, esta posição será significativamente reforçada. A nova constelação oferece fortes perspetivas a todos os empregados, clientes e parceiros”, afirma Karsten Wildberger, CEO da MediaMarktSaturn e Ceconomy.

A MediaMarkt está no mercado português desde 2004, possui, atualmente, 10 lojas físicas e uma loja online, em mediamarkt.pt, e dá emprego a cerca de 450 pessoas no país. No exercício de 2021-2022, a MediaMarkt Portugal registou um volume de negócios de cerca de 140 milhões de euros.

Já a Fnac Darty é um dos principais retalhistas europeus de eletrodomésticos, eletrónica de consumo e produtos de entretenimento, com presença direta em vários países como França, Bélgica, Luxemburgo, Espanha e Suíça, para além de Portugal, onde está há 25 anos com a marca Fnac. No mercado nacional, dá emprego a cerca de 1.700 colaboradores e opera uma rede de 35 lojas Fnac, assim como seis centros PC Clinic, uma Nature et Découvertes e o site fnac.pt. No final de 2022, o seu volume de negócios atingiu cerca de 370 milhões de euros. Desde 2017, a Ceconomy detém uma participação minoritária de cerca de 24% na Fnac Darty.

Loja MediaMarkt

Rebranding das lojas MediaMarkt

O negócio está pendente de aprovação da Autoridade da Concorrência e espera-se que seja concluído no verão. Até que a transição tenha sido terminada, a marca MediaMarkt continuará a ter presença em Portugal. Todas as relações com os clientes serão subsequentemente assumidas pela Fnac Darty Portugal.

Com este projeto de aquisição, a Fnac Darty consolida a sua posição como número dois em Portugal, reforçada em perto de um terço, beneficiando ainda da oportunidade para acelerar o seu crescimento nos seus negócios históricos, diversificar e desenvolver-se nas categorias de grandes e pequenos eletrodomésticos, reforçar os seus serviços e melhorar a sua eficiência global, segundo indica em comunicado.

Para Enrique Martinez, CEO do Grupo Fnac Darty, a presença da marca em Portugal “tem sido uma história de sucesso desde há 25 anos”. O gestor, que liderou a Fnac Portugal entre 2004 e 2008, considera ainda que o anúncio de hoje abrirá um novo capítulo de expansão. “A aquisição da MediaMarkt Portugal permitirá à Fnac aumentar a sua dimensão em Portugal, um mercado dinâmico e relevante para o grupo, sendo esta uma oportunidade para alcançar uma forte posição de mercado, assim como replicar o modelo de eficiência e complementaridade já demonstrado pela fusão entre a Fnac e a Darty em França, em 2018”. Além disso, salienta, esta aquisição “permitirá unir forças no pós-venda e outros serviços e alargar a nossa ação no desenvolvimento de um consumo responsável e de uma economia circular. Em breve, desejo poder dar as boas-vindas aos 450 funcionários da MediaMarkt Portugal e partilhar com eles esta nova aventura de criação de valor para todos os nossos stakeholders”.

Júri prémio LPR Retalhista Sustentável do Ano 2023

Auchan Retail Portugal distinguida como o Retalhista Sustentável do Ano

Repsol prémio A Melhor Loja Portugal

Repsol eleita A Melhor Loja de Portugal pelo 4.º ano consecutivo