in

Facebook lança campanha de sensibilização para compras nos negócios locais

Foto Shuttertsock

O Facebook acredita na importância da transformação digital durante a pandemia de Covid-19 e que existe capacidade nas empresas portuguesas para adaptarem as estratégias de negócio ao novo cenário socioeconómico. #DoceNatalCompreLocal é uma campanha de sensibilização em Portugal para comprar online e ajudar os negócios locais.

Para comprovar que é possível manter a tradição, o Facebook desafiou dois especialistas de pastelaria portuguesa a participar nesta campanha, que indicaram onde comprar os 10 melhores bolos-reis e a restante doçaria de Natal: Francisco Moreira e Rita Nascimento. Todas as pastelarias selecionadas funcionam com a modalidade de take away ou estão mesmo a fazer entregas ao domicílio.

 

Francisco Moreira

Em Portugal, Francisco Moreira é reconhecido pelo trabalho em restaurantes de luxo e por apresentar o programa “Doces do Ofício” no 24 Kitchen. Na Bélgica, uma das principais regiões de produção de chocolate do mundo, F é chef da Chocolate Academy, a prestigiada escola de formação da Barry-Callebaut. Segundo Francisco Moreira, um bolo-rei deve ser, em primeiro lugar, “equilibrado na variedade de ingredientes, que haja um balanço na mistura de frutas cristalizadas e frutos secos”. A massa deve ser “aromatizada e com sabor” e a textura “suave, sem ser massuda”. A primeira escolha do chef para o melhor bolo-rei é a Pastelaria Garrett, no Estoril, a sua principal memória afetiva de doces no Natal, com destaque para o bolo-rainha. As restantes escolhas foram a Pastelaria Versailles, em Lisboa; a Confeitaria Nacional,  em Lisboa; a Confeitaria Tavi, no Porto; a Confeitaria Nova Real, no Porto; a Ferreira Capa, em Braga; a  Quinta dos Avós, em Algoz; a Pastelaria Violeta, em Évora; a Docealhada, na Mealhada; e a Kodea Bakery, na Madeira.

 

Rita Nascimento

Rita Nascimento, ou La Dolce Rita, como é mais conhecida nos populares vídeos de receitas, é uma “gulosa assumida” que tem uma grande paixão em fazer e partilhar receitas de doces. Escreveu quatro livros totalmente dedicados aos doces, faz formação de pastelaria e, sobre o bolo-rei, não tem dúvidas: “a massa deve ser muito saborosa e com uma boa textura, bem fofinha, e carregada de frutos”. Em criança, a família comprava o bolo-rei ao lado de casa, na Pastelaria Ribeiro, na Parede. Este Natal, a pastelaria da Parede aceita encomendas para take-away.

Os melhores bolos-reis para Rita Nascimento são os da Pastelaria O Careca, em Lisboa; da Confeitaria Nacional, em Lisboa; da Pastelaria Batalha, em Lisboa e Mafra; da Pastelaria Versailles, em Lisboa; da Confeitaria Petúlia, no Porto; da Confeitaria Tavi, no Porto; da Confeitaria Nova Real, no Porto; da Pastelaria Flor de Aveiro, em Aveiro;

Da Pastelaria Luiz da Rocha, em Beja; e da Confeitaria Lopes, em Ponte de Lima.

Contributo das PME

Em Portugal, as PME são uma parte fundamental do Facebook. Têm um contributo decisivo na criação de emprego, fazem crescer a economia do país e são estas empresas que agora enfrentam um desafio extraordinário. A Covid-19 não é apenas uma preocupação na saúde pública, é também na crise económica que atinge especialmente as pequenas e médias empresas e, em particular, os pequenos negócios. A campanha do Facebook #DoceNatalCompreLocal pretende, precisamente, sensibilizar as pessoas para a necessidade de comprarem nas lojas de bairro e retalho local. O Facebook e o Instagram ajudam as PME a criar e manter gratuitamente uma presença online, com ferramentas para estar em permanente contacto com qualquer pessoa.

O Facebook desafia os portugueses a escolherem e partilharem o seu negócio local de preferência, através do sticker específico do Instagram para o propósito (Apoia As Pequenas Empresas) ou do uso da hashtag #DoceNatalCompreLocal.

Publicidade

Restauração

48% das empresas de restauração e 32% do alojamento não resistem nos próximos dois meses

DIA Marcelo Maia

Grupo DIA incorpora Marcelo Maia no conselho de administração