in

Fábrica da Coca-Cola Europacific Partners em Azeitão obtém a verificação de neutralidade carbónica

Coca-Cola Europacific Partners fábrica

A fábrica da Coca-Cola Europacific Partners (CCEP) em Azeitão obteve a verificação PAS 2060:2014 – uma especificação internacional que demonstra zero emissões líquidas de carbono – acreditada pela consultora internacional LRQA. A consultora verifica também que a empresa tem um plano de ação e de investimento para esta fábrica, que lhe permitirá manter-se neutra em termos de carbono nos próximos anos.

Esta conquista é um passo significativo na estratégia da CCEP para reduzir as suas emissões, aproximando-a da sua ambição global de alcançar a neutralidade carbónica em toda a sua cadeia de valor até 2040, 10 anos antes do prazo obrigatório estabelecido pelo Acordo de Paris, com o objetivo de limitar a 1,5ºC o aquecimento global.

A CCEP tem vindo a desenvolver uma série de projetos-chave em Azeitão, com o objetivo de reduzir as emissões de GEE, como a utilização de eletricidade 100% renovável, a instalação de um parque fotovoltaico com uma área de 21.682 metros quadrados, a utilização de empilhadores elétricos, a alteração do sistema de iluminação, a construção de um novo armazém que facilitará a diminuição de movimentos de camiões para transporte de paletes e consequente redução de pegada de carbono, entre outros projetos. Como parte do compromisso e do processo de verificação, a compensação de emissões só foi utilizada quando não foi possível reduzir mais, pela inexistência de tecnologia que pudesse ser aplicada.

Reconhecemos o nosso papel na luta contra as alterações climáticas e a necessidade de reduzir o nosso impacto ambiental. Esta verificação é um passo muito importante no caminho da sustentabilidade e de cumprimento dos nossos objetivos. Representa o presente e o futuro que estamos a criar, para as pessoas e para o planeta, através de ações concretas com resultados mensuráveis”, afirma Márcio Cruz Head of Public Affairs, Communication & Sustainability at Coca Cola Europacific Partners Portugal.

Há 45 anos instalada em Azeitão, a fábrica da CCEP é um importante dinamizador da economia portuguesa, com um forte envolvimento com a sociedade, integrando o top 15 do ranking das maiores empresas do distrito de Setúbal, sendo a primeira do sector da indústria alimentar. Conta com sete linhas de produção para vários tipos de embalagens – vidro, latas, PET e Bag in Box – de onde saem mais de 90% dos 258 milhões de litros vendidos em Portugal.

Já em 2020, a CCEP em Portugal recebeu o prémio Energy Management Insight Award, sendo a primeira empresa portuguesa a ser distinguida com este galardão. A CCEP foi também a primeira empresa da indústria alimentar em Portugal a obter a certificação de gestão de energia ISO 50001 em 2013 e este ano recebeu a Zero waste to Landfill, gestão responsável dos resíduos.

 

Seis fábricas neutras em carbono na Iberia

Juntamente com a fábrica de Azeitão, a fábrica de Barcelona e as nascentes de Fontoira (Lugo), Santolín (Burgos), Aguas del Maestrazgo (Teruel) e Vilas del Turbón (Huesca), que foi a primeira fábrica da empresa a ser verificada como Carbono Neutro na Península Ibérica para a sua atividade em 2020, também obtiveram a verificação PAS 2060:2014.

Este marco significa que a empresa verificou zero emissões líquidas no fabrico em 2022 em seis das suas 11 fábricas na Península Ibérica, o que representa mais de 50% das instalações industriais da empresa entre Espanha e Portugal.

 

Compromisso da CCEP com o clima e um futuro verde

A CCEP tem como objetivo tornar-se uma empresa com zero emissões de gases com efeito de estufa (GEE) em toda a sua cadeia de valor, na Europa Ocidental, até 2040. Como primeiro passo, até 2030, a CCEP reduzirá as suas emissões em 30%, em comparação com as emissões que gerou em 2019.

Para atingir este objetivo, a Coca-Cola Europacific Partners calculou a pegada de carbono produzida por todas as atividades da sua cadeia de valor – incluindo as emissões de Âmbito 1, 2 e 3 – e identificou as fontes de emissões de GEE, permitindo-lhe desenvolver estratégias e ações eficazes para reduzir as suas emissões.

As emissões de âmbito 1 da unidade de negócio Iberia, derivadas das operações diretas da CCEP, representam 6% da sua pegada de carbono. O âmbito 2, emissões indiretas provenientes da energia adquirida, são praticamente zero. O âmbito 3 – embalagens, ingredientes, distribuição de produtos e equipamento de refrigeração – representa 94% das emissões da cadeia de valor CCEP.

A estratégia de sustentabilidade ambiental da CCEP visa, em primeiro lugar, reduzir ao máximo as suas emissões de gases com efeito de estufa ao longo da sua cadeia de valor e, apenas quando já não for possível reduzi-las, investir em projetos cientificamente validados para compensar as emissões remanescentes. A ação nas suas fábricas faz parte de um plano global para atingir estes objetivos.

Em Portugal, a CCEP conseguiu reduzir as suas emissões em 20,4% em toda a sua cadeia de valor em 2022, em comparação com 2019, aproximando a empresa do seu primeiro objetivo para 2030.

Para além dos aspetos de produção, a CCEP está também comprometida com a incorporação progressiva de veículos elétricos, de acordo com a iniciativa EV100 do The Climate Group. Em Portugal, toda a frota comercial é já composta por veículos híbridos plug-in sendo que, até 2030, a mesma será totalmente elétrica. A empresa está também a trabalhar para facilitar a utilização de veículos elétricos pelos seus colaboradores, com planos para a instalação de pontos de carregamento nos seus locais de trabalho.

Siga-nos no:

Google News logo

Queijos Santiago Concurso Queijos de Portugal

Queijos Santiago triunfa no Concurso Queijos de Portugal da ANIL

Benefício Gin Castanha

Benefício lança Gin de Castanha português em Marvão