in

Exportações de bebidas espirituosas da União Europeia aumentam 24% em 2021

As exportações de bebidas espirituosas da União Europeia aumentaram 24%, em 2021, em comparação com o ano anterior, atingindo um valor de 8,41 mil milhões de euros. Este crescimento foi, principalmente, impulsionado pela reabertura dos sectores da hotelaria e turismo a nível mundial e pela suspensão das tarifas sobre as bebidas espirituosas da União Europeia nos Estados Unidos da América, diz a spiritsEUROPE.

De acordo com a associação, o ano corrente deverá ser muito mais desafiante para o sector, uma vez que o aumento da inflação e as perturbações na cadeia de abastecimento terão impacto nos custos de produção e na procura na Europa e noutras regiões do mundo.

Pauline Bastidon, diretora de comércio da spiritsEUROPE, acrescenta que “os primeiros indícios mostram que esta tendência positiva também continuou durante os primeiros meses de 2022. No entanto, perturbações na cadeia de abastecimento e aumentos dramáticos dos preços das matérias-primas e da energia – agravados pela guerra na Ucrânia – poder ãoabrandar significativamente as perspetivas de crescimento futuro. Neste difícil contexto económico, o nosso sector necessitará de novas oportunidades de exportação, bem como de estabilidade nas nossas relações com os principais parceiros comerciais“.

Com exportações avaliadas em aproximadamente 3,26 mil milhões de euros, os Estados Unidos continuaram a ser o principal mercado de exportação para as bebidas espirituosas da União Europeia. Seguem-se a China, o Reino Unido e Singapura, que é um centro para a região asiática mais vasta.

 

Minimizar potenciais barreiras

A mesma organização salientou também que uma relação estável e previsível com os principais parceiros comerciais, incluindo uma cooperação reforçada em questões regulamentares, será essencial para minimizar potenciais barreiras que afetem o comércio.

Precisamos também de nos concentrar nos mercados emergentes, onde o crescimento futuro se materializará se as barreiras comerciais e as medidas protecionistas puderem ser reduzidas com sucesso, tais como na Índia, ASEAN e Mercosul“, acrescenta Pauline Bastidon.

A spiritsEUROPE apela à União Europeia para apoiar os esforços das empresas na diversificação para aumentar a sua resiliência, num ambiente comercial desafiante, através de negociações e acordos comerciais, acesso ao mercado e atividades de promoção. Salienta também que uma política comercial  “aberta e ambiciosa” pode ajudar a proteger empregos enraizados nas regiões europeias, ao mesmo tempo que atua como um motor para padrões de produção mais elevados e desenvolvimento sustentável em todo o mundo.

Pingo Doce

Bairro Feliz: Pingo Doce tem 890 ideias a votação em todo o país

Masterclass gratuita reúne especialistas para aumentar vendas em e-commerces