in

EWG Spirits & Wine descobre a receita mais antiga de gin

A EWG Spirits & Wine, especialistas mundiais na criação, produção e distribuição de bebidas espirituosas baseadas na uva, descobriu uma das receitas mais antigas de gin de que existe registo.

Com um destilado de uva como base, a receita data de 1495 e é um importante registo da evolução do gin de produto medicinal a bebida espirituosa.

A EWG selecionou expoentes da indústria para verificar a autenticidade da receita 1495. Os historiadores, escritores e mixologistas Dave Wondrich, Gary Regan, Dave Broom e Philip Duff irão ver o manuscrito original na British Library em Londres, antes de viajar para a Holanda para visitar o Jenever Museum em Schiedam para acompanhar o desenvolvimento, produção e evolução do gin.

A viagem terminará em Villevert, próximo de Cognac, França, onde a equipa da EWG Spirits & Wine tem o seu centro de inovação da destilaria de vinho. A equipa irá replicar a receita original e criar uma interpretação moderna com Jean-Sébastien Robicquet, enólogo, destilador mestre e fundador da EWG Spirits & Wine. “Ao desconstruir esta receita e atualizá-la para a nossa era moderna, iremos aprender tanto mais sobre o caminho longo e sinuoso que a bebida espirituosa tomou através dos séculos” afirma Jean-Sébastien. “GIN 1495 é a expressão fundamental do nosso negócio. Representa a procura pelo conhecimento, a insistência na qualidade e a confiança na perícia que adquirimos com a nossa herança. Vemos o nascimento do gin, uma bebida espirituosa baseada em vinho, em 1495 e o seu renascimento hoje. Adoramos a ideia de renascimento, de criar o futuro ao compreender o passado, da descoberta, melhoramento e criação de algo excelente; é a essência de todos os nossos produtos.”

A receita 1495 foi descoberta pelo ginologista Philip Duff numa edição fora de catálogo da história de Jenever, em holandês. O original veio do livro de receitas de um mercador abastado no leste dos Países Baixos. Hoje, a receita pode ser encontrada nos Sloane Manuscripts compilados pelo médico e colecionador inglês Hans Sloane. Após a sua morte, em 1753, deixou a sua coleção em legado à nação, providenciando a fundação para o British Museum. Estes manuscritos estão agora arquivados na British Library. “A receita 1495 não é só o primeiro capítulo numa história rica do gin – esta receita histórica, baseada no destilado de uva, faz parte da fundação da categoria”, afirma Philip Duff. “Com uma paixão e compreensão da uva e do vinho sem rival, sabia que a equipa de Villevert iria investigar esta descoberta e recriar a receita original utilizando técnicas e ingredientes tradicionais e autênticos”.

A EWG Spirits & Wine irá produzir um pack Edição Limitada GIN 1495 consistindo nas duas variantes: a receita original de 1495 e a interpretação moderna. Cada etapa da produção tomará lugar no terreno de Villevert, a propriedade familiar do século XVI onde está alojada a sede da empresa. Villevert tem uma história de 500 anos, assente na produção de vinho e destilaria, e este será o mais recente capítulo.

Acompanhe aqui esta jornada:

<iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/zWeD238HiQc?list=PLBaOC0ZaEUN3NYaKIU5bCNeBHeoqet-co” frameborder=”0″ allowfullscreen></iframe>

Publicidade

Novas impressoras i-SENSYS oferecem melhores oportunidades de negócio aos parceiros

Adega do Cartaxo soma nove medalhas no International Wine Spirit Competition