in

EUA acusam Amazon de monopólio

FotoShutterstock

A Federal Trade Commission (FTC), principal regulador norte-americano, apresentou uma ação judicial contra a Amazon, alegando que exerce um monopólio e usa o seu poder para interromper o comércio eletrónico.

A FTC entrou com a ação no Tribunal Distrital do Estado de Washington, apoiada pelos procuradores-gerais de 17 estados, incluindo dois republicanos. De acordo com a comissão, a Amazon “utiliza um conjunto de estratégias anticoncorrenciais e injustas interligadas para manter ilegalmente o seu poder de monopólio”, pressionando os vendedores para os impedir de baixar os preços.

 

Práticas

Está é a ação mais dura, até agora, do Governo de Joe Biden e da presidente da FTC, Linda Khan, uma crítica de longa data da Amazon. O regulador já tinha acusado a empresa de não apagar dados sobre crianças recolhidos pela Alexa, de monitorizar ilegalmente os utilizadores dos seus dispositivos Ring e de usar “práticas enganosas” para induzir os clientes a subscreverem o Amazon Prime.

No comunicado, a FTC diz agora que “as ações levadas a cabo pela Amazon permitiram-lhe impedir que tanto os seus concorrentes como os seus próprios vendedores baixassem os preços”, o que não só teria prejudicado os compradores, mas também teria impedido a concorrência leal.

O caso pode afetar mais de cem milhões de compradores, gerando um prejuízo de milhares de milhões de dólares. A plataforma dirigida por Jeff Bezos penalizaria com os critérios de pesquisa os vendedores que oferecem preços mais baixos.

 

Siga-nos no:

Google News logo

Alibaba lança formato gourmet da sua cadeia de supermercados

Fnac Darty finaliza compra da MediaMarkt em Portugal