iRobot
Foto Rolandas Grigaitis/Shutterstock
in

Amazon investigada pela compra da iRobot

A Comissão Europeia abriu uma investigação “aprofundada” em relação à aquisição da iRobot, a empresa por detrás dos aspiradores Roomba, pela Amazon.

Especificamente, Bruxelas analisará as possíveis vantagens que esta transação poderia proporcionar à Amazon quando se trata de “restringir” a concorrência no mercado de aspiradores robot, enquanto “fortalece sua posição como fornecedor de mercado”.

 

Concorrência

De acordo com as investigações preliminares, a aquisição poderia permitir que a Amazon limitasse a concorrência, impedindo ou dificultando a comercialização de aspiradores concorrentes na sua plataforma, ou restringindo sua compatibilidade com outros dispositivos domésticos, como a Alexa.

Do mesmo modo, a Comissão Europeia garante que a operação habilita a multinacional norte-americana de reforçar a sua posição de marketplace, utilizando os dados dos utilizadores recolhidos pela iRobot para posicionar anúncios e publicidade relacionados com os seus interesses comerciais.

Desta forma, “a transação poderia levantar as barreiras à entrada e expansão para os concorrentes da Amazon em detrimento dos consumidores“.

 

Siga-nos no:

Google News logo

Cereais do Alentejo

Cereais do Alentejo promove a escolha por produtos nacionais e mais sustentáveis

glovo

Glovo inclui MB WAY nos pagamentos