in

Estudo da Einride e do Fraunhofer ISI revela que o planeamento de frotas com IA reduz os custos de logística e aumenta a utilização de camiões elétricos

Oiça este artigo aqui:

A Comissão Europeia, através do Observatório da Mobilidade Urbana da EU, divulgou hoje dados referentes a um estudo da Einride e do Fraunhofer ISI. Os resultados mostram como a IA pode tornar as operações de transporte de mercadorias mais rentáveis e acelerar a mudança para veículos elétricos.

A investigação analisou mais de 38 mil envios e 200 veículos da REWE, um dos maiores retalhistas de produtos alimentares da Alemanha, centrando-se na sua logística na região de Berlim. Foram comparadas duas abordagens: uma substituição direta 1:1 de camiões a diesel por camiões elétricos e uma otimização de todo o sistema utilizando a IA de planeamento da Einride.

Os resultados mostraram que, com a otimização da IA, os camiões elétricos transportassem 85% da carga útil total e percorressem 54% da quilometragem total – muito acima dos 57% de carga útil e 32% de quilometragem alcançados pelo modelo de substituição um para um.

O estudo comparou estes resultados com os obtidos por uma frota exclusivamente a gasóleo. O cenário mostra que a frota otimizada para IA reduziu o custo total de propriedade em 8-13%. Em contrapartida, a abordagem de substituição 1:1 obteve apenas uma redução de custos de 3% e continuou a depender fortemente do financiamento público para projetos de capital.

Ao nível da frota, um software de planeamento adequado que integre o planeamento de rotas e de carregamento tem um impacto significativamente maior do que, por exemplo, o aumento do tamanho das baterias ou a expansão descoordenada da infraestrutura de carregamento”, afirmou Patrick Plötz, diretor de economia da energia no Fraunhofer ISI.

Adicionalmente o estudo também concluiu que as frotas planeadas pela IA eram menos dependentes de infraestruturas de carregamento extensas. Embora a colocação de carregadores rápidos de 150 kW nos cais de carga tenha ajudado a reduzir os custos em ambos os modelos, a abordagem da IA manteve níveis elevados de eletrificação com maior flexibilidade.

O documento mostra ainda que, mesmo sem subsídios, as frotas otimizadas pela IA eram comparáveis em termos de custos às operações a gasóleo. Isto sugere que o planeamento inteligente pode ajudar os operadores de frotas a adaptarem-se à evolução das condições de mercado e dos ambientes regulamentares.

A eficiência económica é uma condição fundamental para a transformação sustentável das frotas de camiões e que a REWE apoia a inovação contínua neste espaço”, afirmou Fabian Nevries, diretor de inovação e tecnologia de transportes da REWE.

 

Uber Women Drivers

Uber lança serviço Women Drivers

contrafação

OLAF e EUIPO unem forças para combater a contrafação de produtos de uso quotidiano