Oiça este artigo aqui:
O Esporão vendeu a marca de cerveja artesanal Sovina à Musa, passando esta a integrar o portefólio da cervejeira lisboeta. O acordo inclui ainda a aquisição de 10% do capital da Musa por parte do Esporão, formalizando uma parceria estratégica entre as duas empresas.
Fundada em 2011, e integrada no universo do Esporão em 2018, a Sovina foi pioneira na cerveja artesanal portuguesa, contribuindo para a valorização e notoriedade da categoria.
“Com esta transição, a Sovina assegura a sua continuidade, passando a integrar o portefólio da Musa, uma das grandes impulsionadoras da cerveja artesanal portuguesa, reconhecida pela sua inovação, irreverência e capacidade de aproximar a cultura cervejeira de um público cada vez mais vasto“, lê-se na nota de imprensa.
A operação prevê a deslocalização do equipamento atualmente instalado na Herdade do Esporão para a fábrica da Musa, em Lisboa.
A Musa, por sua vez, reforça a sua posição no sector, que tem vindo a crescer nos últimos anos. Com quatro brewpubs e uma unidade de produção moderna no norte de Lisboa, a cervejeira prevê atingir 4 milhões de euros de volume de negócios em 2025.
“A Sovina é uma referência no movimento artesanal português e foi, para muitos, a porta de entrada para este universo. Recebê-la no portefólio da Musa é uma grande responsabilidade, mas também um reconhecimento do trabalho que temos vindo a desenvolver. A entrada do Esporão como parceiro confirma a maturidade que o sector alcançou e é um incentivo para continuarmos a inovar e a crescer com qualidade e consistência”, sublinha André Henriques de Carvalho, CEO da Musa.
“A Musa tem demonstrado uma capacidade ímpar de crescimento com solidez, criatividade e proximidade ao consumidor. Juntar a Sovina ao seu portefólio e fazermos parte do projeto é garantir que o legado da marca se mantém vivo, com novas oportunidades de afirmação e sucesso de ambos os projetos”, refere João Roquette, presidente do conselho de administração do Esporão.
O Esporão, agora como sócio e parceiro estratégico, continuará a participar na evolução do sector, confiante de que a Musa reúne as condições ideais para liderar o futuro da cerveja artesanal portuguesa.
					


