in

Esporão quer quadruplicar vendas da cerveja artesanal Sovina em 5 anos

O Esporão, que recentemente adquiriu a marca de cerveja artesanal Sovina, pretende quadruplicar as suas vendas deste negócio no espaço de cinco anos, atingindo uma faturação de dois milhões de euros.

Criada, em 2009, por três sócios – Pedro Sousa, Alberto Abreu e Arménio Martins -, a Sovina chegou ao mercado em 2011 como a primeira cerveja artesanal a ser produzida e engarrafada em Portugal. Hoje, o volume de produção ronda os 100 mil litros de cerveja ao ano, embora tenha capacidade instalada que permite duplicar este volume e as instalações atuais da empresa têm potencial para mais crescimento.

A Sovina conta uma quota estimada de 25% e fatura 500 mil euros. Segundo João Roquette, CEO do Esporão, “se daqui a cinco anos este negócio não faturar dois milhões de euros, ficamos aquém das nossas expectativas. Se no final de cinco anos faturar mais de cinco milhões de euros, ficarei positivamente impressionado, porque seria um crescimento de 10 vezes. Mas isso vai depender muito do desenvolvimento da própria categoria e das pessoas começarem a procurar mais cervejas artesanais“.

O responsável estima que a quota de cerveja artesanal ronda os 2% a 3% do total do mercado de cerveja em Portugal. “O mercado cervejeiro vale, em Portugal, mil milhões de euros que será, muito provavelmente, o equivalente ao tamanho combinado do mercado de azeite e vinho. Este é dominado por duas marcas, a Sagres e a Super Bock, e estimo que as 80 marcas de cervejas artesanais existentes em Portugal gerem entre dois a três milhões de euros de faturação”, diz João Roquette.

O gestor afirma que o negócio das cervejas artesanais pode vir a representar 30 a 50 milhões de euros de vendas nos próximos anos.

A marca Sovina já se encontra presente “em alguma restauração e em alguma distribuição”. Alargar a distribuição da Sovina em Portugal é um dos objetivos, com maior penetração no mercado da grande distribuição. Diz o responsável do Esporão que “o acesso à diversidade de pontos de venda e de canal não vai ser um problema porque, com a PrimeDrinks, temos acesso ao mercado inteiro. Aqui vai ser mais a escolha do ponto de venda para fazer a correta construção de marca e para garantir a rotação em cada um desses pontos de venda“.

A Sovina conta com cinco variedades de cerveja “core” – Helles, Amber, Trigo, Stout e IPA – às quais vão acrescentando edições especiais.

Coca-Cola reforça portfólio e entra no mercado das bebidas biológicas

Rota de Tapas Estrella Damm arranca em 7 cidades