in

Espanha elimina IVA de alimentos essenciais

Pedro Sánchez
Pedro Sánchez

Espanha eliminou IVA sobre os alimentos essenciais, como pão, farinha de pão, leite, queijo, ovos, frutas, legumes, leguminosas, batatas e cereais, passando de 4% para 0% nos próximos seis meses.

Da mesma forma, o imposto foi reduzido para o azeite e as massas de 10% para 5%.

O anúncio foi feito pelo presidente do Governo, Pedro Sánchez, durante a conferência de imprensa para dar conta das questões discutidas no último Conselho de Ministros, onde se aprovou também uma ajuda de 200 euros para mais de 4,2 milhões de famílias com rendimentos inferiores a 27 mil euros e 300 milhões em ajuda direta aos agricultores, para compensar o aumento dos custos devido ao aumento dos preços dos fertilizantes. “O Governo assegurará que estas ajudas sejam transferidas diretamente para os preços dos alimentos”, sublinhou Pedro Sánchez.

 

Outras medidas

No que diz respeito aos combustíveis, para certos sectores, incluindo a pesca e a agricultura, será alargado o desconto de 20 cêntimos por litro para o transporte rodoviário profissional. É concedida uma ajuda direta até 20 cêntimos por litro aos agricultores, através da restituição do imposto especial de consumo sobre os hidrocarbonetos, e de 120 milhões de euros aos pescadores.

Prioridades 2023 AdC

AdC reforça capacidade de investigação no contexto da economia digital

Consumidor

Europeus reduzem custo do cabaz de compras