in

Entra em vigor regulamento europeu de transparência na evolução dos riscos na cadeia alimentar

Foto Shutterstock

Já entrou em vigor o regulamento sobre a transparência e sustentabilidade da avaliação de riscos na cadeia alimentar da União Europeia.

A entrada em vigor deste diploma marca um importante passo em frente na modernização da política de segurança alimentar europeia. Além disso, é um exemplo do impacto político direto de uma iniciativa de cidadania.

 

Maior objetividade

As novas normas melhoram a transparência da avaliação dor riscos nos alimentos e cobrem uma ampla gama de produtos que preocupam os cidadãos europeus. Concretamente, reforçam a fiabilidade, objetividade e independência dos estudos apresentados à Autoridade Europeia da Segurança Alimentar (EFSA) e outorgam um papel mais importante aos Estados-membro na governança da EFSA.

Uma maior transparência no trabalho científico da União Europeia na área dos alimentos reforçará a confiança dos consumidores. Estas novas regras de transparência respondem diretamente às chamadas dos nossos cidadãos. Estamos a implementá-las numa altura em que em que a Comissão Europeia assumiu um forte compromisso, através da nossa estratégia do prado à mesa, para garantir uma maior sustentabilidade na forma em que produzimos e consumimos os nossos alimentos seja saudável não apenas para nós, mas também para o nosso planeta”, afirma Stella Kyriakides, comissária da Saúde e Segurança Alimentar.

Publicidade

Parfois

Parfois chega ao e-commerce da Tendam

Cadeia de Valor

Partilha de dados, rastreabilidade e cooperação serão o futuro da cadeia de valor