Enólogo da Quinta Nova considerado o “Melhor do Ano”

Jorge Alves, enólogo principal da Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo, foi distinguido como “Enólogo do Ano” de 2018. O prémio foi atribuído pela revista Vinho Grandes Escolhas.

Jorge Alves nasceu em 1973 em Mirandela. É licenciado em Agronomia pelo Instituto Politécnico de Bragança e Pós-Graduado Enologia pela Escola Superior de Biotecnologia, no Porto. Marcou ainda presença no curso de Master Of Wine, em Londres, de onde importou importantes conceitos. Iniciou depois a sua carreira no Douro, na Adega Cooperativa de Alijó, passando pelas Caves Transmontanas (Vértice) e pela Quinta do Tedo, em 1997. Desde 1999 assume a responsabilidade, juntamente com o amigo e enólogo Celso Pereira, do projeto Quanta Terra.

Também desde 2012 que colabora com a Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo, uma parceria reforçada em 2017 com o lançamento de novos desafios: a Quinta da Taboadella no Dão.

A distinção de Jorge Alves ficou reforçada pelo destaque dos Mirabilis, dois grandes reservas tinto e branco entre os melhores vinhos do ano. Ao Mirabilis Tinto 2015 foi atribuído um lugar no Top 30 da publicação. Já o Mirabilis Branco 2017 foi reconhecido na categoria dos “Melhores Vinhos de 2018 do Douro”. Para Luísa Amorim, administradora da Quinta Nova, “foi com um enorme orgulho que recebemos esta dupla distinção, que reflete não apenas o percurso e a dedicação do Jorge Alves, mas que reconhece o enorme trabalho de um grande enólogo do Douro e de Portugal e de toda uma grande equipa”

Os vinhos Mirabilis nascem na vindima de 2011 no “Atelier do Vinho”, uma pequena adega com capacidade para 17.800 litros. “No ‘Atelier do Vinho’ a produção é 100% manual e vinificamos pequenas parcelas e subparcelas da quinta que se mostram excecionais, ensaiando diferentes sistemas de maceração e maturação, com o objetivo de alcançar vinhos de detalhe, com uma filosofia de interpretação territorial e com uma profundidade única e fora de série”, detalha Luísa Amorim

Duplicam os consumidores de pizzas refrigeradas ou frescas

Avicasal recebe prémio Sabor do Ano