Oiça este artigo aqui:
Desde 2014, o Lidl Portugal e a Portugal Fresh trabalham em conjunto para promover a portugalidade além-fronteiras tendo, ao longo destes 10 anos, exportado uma variedade superior a 30 artigos nacionais.
O Lidl Portugal apresentou os resultados da sua última campanha de exportação no âmbito da Fruit Logistica, a maior feira de frutas e legumes do mundo, promovendo a visita a uma das suas lojas de Berlim. Esta teve como objetivo observar os artigos nacionais que já fazem parte do sortido das frutas e legumes do Lidl na Alemanha e apresentar os resultados da exportação desta categoria em 2024.
Esta visita contou com a presença do ministro Agricultura e Pesca, José Manuel Fernandes, do presidente da CAP, Álvaro Mendonça e Moura, do embaixador de Portugal na Alemanha, Francisco Ribeiro de Menezes, e do presidente da Portugal Fresh, Gonçalo Santos Andrade.
Através da parceria que mantém há uma década com a Portugal Fresh, o Lidl Portugal tem ajudado centenas de produtores nacionais a levar o que de melhor se produz em Portugal aos consumidores europeus, tendo alcançado já um crescimento de 584% na exportação de frutas e legumes nacionais de 2014 para 2024.
É ainda de destacar o ano de 2024 como aquele em que se registou o maior valor exportado, 31 mil toneladas, possibilitando que 18 diferentes frutas e legumes portugueses chegassem a oito países europeus: Alemanha, França, Espanha, Reino Unido, Irlanda, Polónia, Suécia, Luxemburgo.
Frutas e legumes
Deste cabaz de produtos exportados destaca-se a Pera Rocha do Oeste DOP, com um total de 14 mil toneladas a serem exportadas para Alemanha, Reino Unido, França, Irlanda, Polónia, Suécia, Espanha e Luxemburgo. Destacam-se igualmente a Laranja, como Citrino do Algarve IGP, com cerca de seis mil toneladas exportadas, e a Couve Coração, com quatro mil toneladas enviadas para outros mercados europeus.
Assinalam-se as categorias de Frutos Vermelhos – amoras, framboesas e mirtilos – com 2,5 mil toneladas e de Frutas de Caroço – ameixas, nectarinas, paraguaios e pêssegos – com duas mil toneladas exportadas. Com mais de 1.750 camiões Lidl saídos de Portugal para a Europa, o cabaz de frutas e legumes exportados integra ainda artigos como a castanha, a maçã, o tomate, o melão e a melancia.
O ano de 2025 arranca igualmente de forma positiva com o início da exportação de kiwi para a Alemanha.
Crescimento sustentado da exportação
“Os bons resultados da campanha deste ano e da parceria que temos em conjunto com a Portugal Fresh, desde 2014, são o reflexo do compromisso do Lidl com os produtores nacionais. É para nós um orgulho poder levar a marca Portugal e a qualidade associada aos produtos portugueses aos mercados europeus onde estamos presentes, reforçando o nosso compromisso com o país e o nosso empenho com a produção nacional. Pretendemos continuar a trabalhar no sentido de alavancar e dinamizar a produção nacional”, afirma Jorge Pierre Silva, diretor de Frutas e Legumes do Lidl Portugal.
Gonçalo Santos Andrade, presidente da Portugal Fresh sublinha que parcerias como esta “são fundamentais para fortalecer a presença dos produtos nacionais nos mercados internacionais, contribuindo para a valorização da nossa produção e para a dinamização do sector agrícola e alimentar em Portugal. A crescente procura por frutas, legumes e flores portugueses reflete não apenas a sua qualidade, mas também o esforço conjunto entre produtores e parceiros na expansão das exportações”.
Todos os produtores nacionais de frutas e legumes da insígnia possuem as certificações Global G.A.P. e GRASP, que garantem que a agricultura é segura e que os seus possíveis impactos negativos estão a ser reduzidos, sendo ainda garantidas as condições de segurança, higiene e saúde dos trabalhadores das explorações agrícolas.