O El Corte Inglés mostra, mais uma vez, o seu compromisso com o ambiente ao destacar a sua oferta comercial sustentável, com mais de 120 mil referências, metade das quais referentes a marcas próprias. Este valor representa um aumento de mais de 10% em relação ao ano anterior.
Da mesma forma, todos os sacos fornecidos pelo El Corte Inglés aos seus clientes respeitam o ambiente, tanto os de papel (de origem sustentável e certificado), os compostáveis (também certificados) e ainda os de plástico reutilizável (feitos de mais 70% de plástico reciclado pós-consumo e certificado).
Plástico
A empresa está, atualmente, a participar num projeto para reduzir o plástico utilizado no transporte internacional de cargas. Através desta colaboração entre o El Corte Inglés e os seus fornecedores, as embalagens plásticas das mercadorias estão a ser minimizadas. Neste sentido, foi desenvolvido um projeto-piloto em que se elimina a embalagem individual de determinadas peças de vestuário com destino diferente do armazenamento. O projeto-piloto teve um resultado positivo pois, para uma amostra de 1,8 milhões de unidades, foram alcançadas economias em embalagens de quase 5Tm de material plástico.
Em linha com estes objetivos, a empresa aderiu aos compromissos de várias entidades internacionais, como o Fashion Pact, Fashion Industry Charter for Climate e o New Plastics Economy Global Commitment.
Em matéria ambiental, a empresa pretende alcançar a implantação do selo AENOR Resíduo Zero em todos os seus centros e plataformas logísticas, até final de 2022. Atualmente, mais de 108 estabelecimentos já atendem a essa certificação. Este sistema de gestão conseguiu demonstrar que todos os resíduos gerados são geridos e recuperados em, pelo menos, 90%, evitando, assim, disposição em aterro.
Em Portugal, o El Corte Inglés renovou esta certificação, ao atingir valores de mais de 97% dos resíduos produzidos a serem reciclados e valorizados.
Pegada ambiental
No que diz respeito à mobilidade elétrica, a empresa pretende reduzir a pegada de carbono dos seus clientes, pelo que implementou mais de 300 pontos de carregamento de veículos elétricos nos seus parques de estacionamento. O objetivo é que, em 2025, os pontos de recarga cheguem a mais de dois mil.
Por outro lado, o El Corte Inglés propôs-se a mitigar e a compensar as emissões de carbono que produz, projetando atingir o objetivo de produzir zero emissões, até 2050. Além disso, 100% da energia consumida pelos centros logísticos e plataformas do El Corte Inglés é de origem renovável certificada.
Todas estas ações enquadram-se no compromisso do El Corte Inglés de ligação com a sociedade e com o ambiente, bem como no espírito de proximidade que mantém com as preocupações dos cidadãos.