A EDP mantém-se entre as 20 marcas de energia mais valiosas do mundo, de acordo com o ranking da Brand Finance, ocupando a 19.ª posição. O ranking é liderado pela chinesa State Grid, com um valor de 58,7 mil milhões de euros.
Com uma queda de 4% no valor da marca, a portuguesa EDP caiu para o 19.º lugar do ranking (menos seis do que em 2022), mas mantém-se entre as 20 marcas de energia mais valiosas do mundo. O grupo energético português EDP ganhou 306 milhões de euros, no primeiro trimestre, contra uma perda de 76 milhões de euros há um ano, devido à seca, depois da produção hidroelétrica em Portugal ter voltado ao normal no inverno passado. O resultado bruto de exploração duplicou face a março de 2022, devido à recuperação da produção hídrica no mercado ibérico, ao desempenho da EDP Renováveis e à expansão da atividade da rede elétrica no Brasil, segundo os últimos resultados da empresa.
O mercado global de energia está a enfrentar as enormes repercussões das tensões geopolíticas. Como resultado, os preços da energia estão a aumentar e os governos europeus estão a deslocar o seu foco da Rússia para os fornecedores de energia nacionais e outros europeus. De acordo com este relatório, esta mudança conduziu a um impressionante aumento médio anual do valor agregado de 16% para as marcas incluídas no ranking Brand Finance Utilities 50 2023.
Top 10
Apesar do aumento do valor, as marcas registaram um declínio médio de 4% nas pontuações do índice de força da marca, o que atenuou o crescimento do valor. A State Grid da China é a marca de energia mais forte e mais valiosa do mundo, pelo sexto ano consecutivo.
Com um aumento de 9% este ano, a marca continua a aumentar a diferença em relação à Enel e à EDF.
A State Grid deve muito do valor da sua marca ao facto de dominar o mercado chinês de energia. No entanto, a luta prolongada da China contra a pandemia de Covid-19 criou um ambiente operacional difícil para a State Grid. Apesar destes desafios, o ligeiro aumento de 9% no valor da marca deve-se principalmente à depreciação do yuan chinês em relação ao dólar americano.
Força relativa das marcas
Para além de ser a marca de serviços públicos mais valiosa, a State Grid é também a mais forte. Tem uma pontuação no índice de força da marca de 86,9 em 100 e uma classificação de marca AAA correspondente.
A RWE, sediada na Alemanha, é a marca que regista o crescimento mais rápido, crescendo 142%. A RWE também é nova no ranking de 2023, entrando para a 29.ª posição. A RWE é uma das marcas de alto desempenho focadas em energia renovável no ranking.
A RWE beneficiou financeiramente de condições favoráveis no mercado alemão de produção de energia, na sequência de um desinvestimento generalizado na Rússia. Como resultado, as marcas das empresas alemãs de energia registaram um aumento acentuado, tanto no seu desempenho como no valor da marca. O crescimento agregado do valor da marca das quatro marcas alemãs de energia no ranking é 83% superior, o que faz da Alemanha o país com as marcas de crescimento mais rápido em termos de valor da marca no ranking.
As marcas alemãs E.ON (+26%), EnBW (+120%) e Uniper (+70%) registaram ganhos significativos. As marcas espanholas cresceram mais 28% no total, registando o quarto maior crescimento, atrás das dinamarquesas (52%) e das polacas (30%).
Marcas chinesas de energia solar
À medida que as marcas de energia continuam a sua transição para um futuro mais amigo do ambiente, 2023 assistiu a um aumento acentuado do crescimento das marcas centradas nas energias renováveis no ranking Brand Finance Utilities 50 2023. Este incluiu dois novos participantes chineses fornecedores e fabricantes de energia solar: Longi e JA Solar.
Richard Haigh, CEO da Brand Finance, comenta que “o sector global dos serviços públicos está a transitar para um futuro mais sustentável, em que as marcas estão a aumentar o seu investimento em energias renováveis, ao mesmo tempo que eliminam gradualmente a dependência de fontes de energia não renováveis. As classificações do Utilities 50 2023 refletem esta mudança, com muitas marcas a duplicarem as suas estratégias ecológicas e a comunicação com as partes interessadas, enquanto as marcas centradas nas energias renováveis estão a registar um crescimento no valor da marca e a tornarem-se mais influentes e valiosas“.
A Brand Finance avalia o grau de sustentabilidade percebido de marcas específicas, representado por uma Pontuação de Sustentabilidade Percebida (PPS). O valor associado à perceção de sustentabilidade, o Sustainability Perception Value (SPV), é então calculado para cada marca. A EDP tem um valor de 4,25 pontos no indicador Sustainability Value Score.
Para além de ser a marca mais valiosa e mais forte, a State Grid tem também o Sustainability Perception Score mais elevado do ranking.
Siga-nos no: