O Grupo Ebro, através da sua subsidiária norte-americana Riviana Foods, chegou a um acordo para a aquisição dos ativos que compõem o negócio da empresa InHarvest, com uma presença importante no negócio industrial (B2B), food service e marca própria de especialidades premium de arroz, quinoa e cereais nos Estados Unidos. O preço acordado é de 43,5 milhões de euros.
A operação inclui as duas fábricas operadas pela InHarvest em Colusa e Woodland, na Califórnia, localizadas nas áreas de arroz do oeste dos Estados Unidos, onde o Grupo Ebro não tem atualmente fábrica. A empresa emprega cerca de 140 trabalhadores e alcançou vendas de cerca de 44,5 milhões de euros, em 2020.
Interesse estratégico
A aquisição da InHarvest é de grande interesse estratégico para a Ebro Foods, devido à sua fácil integração no negócio da Riviana, a melhoria na cadeia de abastecimento, na rede de instalações e na capacidade de embalagem e de produção nos Estados Unidos, o acesso a plataformas empresariais onde a Riviana não tem presença relevante, como o food service ou o canal militar, e a incorporação dos produtos de valor acrescentado da InHarvest.
A operação, que não está sujeita à aprovação das autoridades reguladoras, deverá ser executada no início de abril, uma vez cumpridas as formalidades estabelecidas pelas partes.