Pierre Silva, diretor de Frutas e Legumes, Lidl Portugal Foto Sara Matoa
Pierre Silva, diretor de Frutas e Legumes, Lidl Portugal
in ,

“É para o Lidl um privilégio sentir que contribuímos para uma importante causa nacional”

No Dia Mundial da Agricultura, o Lidl revela que os resultados da sua campanha de exportação conjunta com a Portugal Fresh representam um crescimento de 23%, face ao ano anterior, para as 27 mil toneladas de frutas e legumes, reafirmando-se, assim, o apoio do retalhista a um total de 505 produtores nacionais. Em 2022, e por ação direta do Lidl, saíram de Portugal mais de 1.500 camiões carregados com frutas e legumes nacionais, rumo a 11 mercados europeus tão distintos como Alemanha, França, Polónia, Suécia, Reino Unido ou Irlanda. Exportações onde se destacam a Maçã Reineta de Alcobaça IGP, com 90 toneladas a serem enviadas para Espanha apenas entre novembro e dezembro, mas também os citrinos do Algarve (duas mil toneladas exportadas), a couve-coração (quatro mil toneladas), frutos vermelhos (1,4 mil toneladas) e fruta de caroço (duas mil toneladas), com destaque especial para as nectarinas. Já a Pera Rocha do Oeste continua a ser um produto estrela nos mercados europeus, com um total de 16 mil toneladas deste fruto a serem exportadas. Integram ainda este cabaz mais de uma dezena de frutas e legumes, entre os quais abóbora, ameixa, castanha, couve branca/repolho e melão, com os resultados alcançados a serem “um enorme motivo orgulho” para o Lidl Portugal, que acredita, segundo Pierre Silva, diretor de Frutas e Legumes da insígnia, contribuir, de forma ativa, para “a promoção da portugalidade nos mercados internacionais”.

 

Grande Consumo – O que representa, para o Lidl Portugal, o aumento de 23% nas exportações conjuntas com a Portugal Fresh?

Pierre Silva – Este crescimento é para o Lidl um enorme motivo de orgulho, pois é representativo de uma contínua aposta vencedora de levar a marca Portugal e a qualidade associada aos produtos portugueses a outros mercados. A nossa aposta centra-se em parcerias estratégicas e de longo prazo, seja no abastecimento das lojas nacionais, seja para a exportação, como a que mantemos com a Portugal Fresh, pois acreditamos que a forma mais eficiente de trabalhar é através de associações e sinergias. Trabalhamos de forma muito próxima com os nossos parceiros, enfrentando em conjunto os seus desafios, sendo o seu sucesso da maior importância também para nós.

 

GC – Há um antes e um depois da evolução desta iniciativa, no que aos números apresentados diz respeito?

PSSem dúvida que sim. Desde 2014 que, juntamente com a Portugal Fresh, levamos as nossas frutas e legumes nacionais até aos mercados onde temos presença. E tem sido crescente, desde aí, o volume de artigos exportados, em resultado da boa aceitação dos mesmos internacionalmente e de uma aposta clara na qualidade e certificação dos mesmos, com todos os nossos produtores nacionais de frutas e legumes a possuírem a certificação GlobalG.A.P e GRASP.

Exemplo claro disso têm sido os muito bons resultados de aceitação da Laranja Citrinos do Algarve IGP além-fronteiras que, em apenas dois anos de exportação, conseguiu alcançar o terceiro lugar do pódio das frutas e legumes mais exportados pelo Lidl Portugal, representando 95% do total das duas mil toneladas de citrinos do Algarve IGP exportados em 2022.

 

No ano de 2022, através da exportação de frutas e legumes, o Lidl apoiou 505 produtores nacionais, um aumento de cerca de 90 produtores face a 2021, permitindo-lhes chegar além-fronteiras. Adicionalmente, 2022 foi um ano de uma colheita extraordinariamente boa, o que permitiu alavancar os resultados de um trabalho estratégico, há já muitos anos iniciado pelo Lidl, nesta aposta contínua da portugalidade nos mercados internacionais

 

GC – Em termos práticos, o que está na base destes indicadores agora divulgados? Mais produtores a exportar? Ou mais compras efetuadas no mesmo leque de produtores?

PS – O Lidl Portugal tem vindo a reforçar o seu papel preponderante no crescimento da economia nacional, através da ajuda e impulso à exportação de produtos portugueses para os mercados onde está presente, atuando como interlocutor e dando apoio em todas as etapas do processo de exportação, sem quaisquer incentivos ficais para o efeito, sendo atualmente a maior rede de distribuição na Europa.

No ano de 2022, através da exportação de frutas e legumes, o Lidl apoiou 505 produtores nacionais, um aumento de cerca de 90 produtores face a 2021, permitindo-lhes chegar além-fronteiras. Adicionalmente, 2022 foi um ano de uma colheita extraordinariamente boa, o que permitiu alavancar os resultados de um trabalho estratégico, há já muitos anos iniciado pelo Lidl, nesta aposta contínua da portugalidade nos mercados internacionais.

 

Frutas&Legumes_Lidl

 

GC – A Pera Rocha continua a ser o produto estrela das exportações de frutas e legumes do Lidl?

PSSim, a Pera Rocha do Oeste DOP continua a ser o artigo mais exportado entre as frutas e legumes do Lidl Portugal, com 16 mil toneladas deste artigo a chegarem aos mercados internacionais em 2022. A Pera Rocha do Oeste DOP foi um dos primeiros artigos exportados pelo Lidl Portugal, em 2014, com uma aceitação que permanece crescente ao longo dos anos, sobretudo no mercado alemão, aquele que maior quantidade recebe deste artigo nas suas lojas.

 

GC – Houve novos produtos a estrearem-se, este ano, no cabaz?

PSNo total do ano de 2022, o Lidl ajudou a exportar 16 diferentes artigos dentro da categoria de frutas e legumes, tendo sido a exportação de Maçã Reineta de Alcobaça IGP para Espanha a novidade deste referido ano.

 

GC – O que significa distribuir frutas e legumes portugueses naquela que, presentemente, é a rede do maior retalhista alimentar da Europa? Há mais países-destino com operações do Lidl a quererem comercializar estes produtos alimentares?

PSNo seguimento destes anos particularmente difíceis, em que o apoio aos produtores nacionais se revelou ainda mais urgente, o Lidl Portugal esteve sempre consciente da importância dos seus compromissos perante um contexto adverso, tendo mantido a via da exportação, ajudando os seus parceiros a manter os seus canais de fornecimento, ao mesmo tempo que impulsionou a produção nacional para os vários mercados onde tem presença.

O Lidl fez ainda questão, dada a oportunidade, de alargar o portfólio de produtos exportados, ajudando ainda mais os parceiros. Em 2022, foi disso exemplo o já referido início da exportação de Maçã Reineta de Alcobaça IGP para Espanha. No entanto, gostaríamos ainda de destacar a entrada da Laranja Citrinos do Algarve IGP no mercado francês, já neste ano de 2023.

Atuando como interlocutor e dando apoio em todas as etapas do processo, o Lidl não recebe quaisquer incentivos fiscais para esta postura, fazendo-o pelo apoio aos seus parceiros, com a vantagem de estes poderem planear os volumes a exportar através da nossa rede. É para o Lidl um privilégio sentir que contribuímos para uma importante causa nacional, apostando nas empresas e fornecedores nacionais e fortalecendo os mercados onde operamos.

 

LIDL_Infografia_Legumes_Fruta_2022

Premios Grandes Escolhas Março 23 - Barcos Wine

Adega Ponte da Barca e Arcos de Valdevez em destaque nos prémios Grandes Escolhas

McDonaldsPortugal_Recrutamento_2023_01

McDonald’s Portugal lança nova campanha de recrutamento